LG K12 Plus [Análise / Review]

Focando no público jovem a LG lançou o LG K12 Plus, seu destaque fica principalmente na sua resistência a quedas, na inteligência artificial da suas câmera e o novo sistema de som DtsX3D. Ele foi apresentado ao preço sugerido de R$ 1.199, porem já pode ser achado por R$ 850 reais em algumas promoções.

Ótimos tons de cor e boa visibilidade

O LG k12 Plus não tem aquele monte de câmeras na frente ou até mesmo na traseira. Ele entrega o que se propõem um aparelho simples e funcional, com uma design mais tradicional. A traseira em policarbonato é sóbria, simples e objetiva, com apenas uma câmera na traseira, um flash e o leitor de biometria. O sistema de som com áudio DtsX 3D realmente cumpre o que promete, e tanto no fone, quanto externo entrega uma ótima qualidade. O recurso de aprimoramento de áudio para dispositivos externos (fones de ouvido e caixas acústicas) realmente cumpre o que promete, deixa as coisas incríveis, mas a melhor experiência foi colocando em a distribuição lateral.

Leitor biométrico e traseira bem sóbria

Por baixo do capô temos uma processador MediaTek Helio P22 com processador octa core 2.0 GHz, com 3GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, expansível com microSD e Android Oreo 8.1, até o momento não fui atualizada para Android 9.

Entrada para SIM Card e MicroSD

A traseira é metalizada com um efeito muito bonito, ele é bem fino e leve, oferecendo conforto para os mais variados tipos de mãos, o modelo contar com certificação militar de resistência MIL-STD 810G-516.6 – que em teoria deveria deixar o telefone mais resistente à quedas que os demais – ele foi facilmente danificado em sua primeira queda acidental e levemente arranhou um pouco a traseira. Inclusive meu primeiro mi mi mi, a LG poderia olhar as concorrentes e entregar uma capa de TPU junto com o aparelho, por que Brasileiro vai por capinha mesmo ele sendo militarmente resistente, outro fator que senti falta foi a questão da ausência a proteção a água.

Área editável dos botões Android poderia ter um melhor aproveitamento

A tela é de 5,7 polegadas com resolução HD + (720 x 1440 pixels) FullVision, o que resulta em 282 pixels por polegada, sem notch. Como eu disse o aparelho é mantem o layout que ficam duas faixa, na parte superior hospeda a câmera e o flash e na parte de baixo os botões do Android. Ele entrega uma ótima qualidade de tela mesmo com a luz batendo diretamente na tela, graças a tecnologia FullVision

Câmera frontal e flash ajustável
Câmera frontal e flash ajustável

Em câmeras a LG entregou algo justo, não espere grandes novidades a câmera traseira de 16 MP com abertura f/2.0 e autofoco, faz ótimas fotos quando a luz está ótima, porem apresenta ruídos quando bem baixa luz. Mesmo a LG tendo colocando inteligência artificial nas câmeras, ele trabalha melhor sem ela. Agora pra os amantes de selfies a câmera frontal de 8 MP f/2.0 com flash, quando a inteligência é ligada a foto fica “suavizada”. Em relação as câmeras minha única reclamação é que achei um pouco lenta ao abrir a câmera e tirar a foto, não é algo que atrapalhe, mas pode ser que o futuro dono também tenha essa sensação.

Confira algumas fotos feitas com o LG k12+

O LG K12 Plus consegue lidar de forma satisfatória com o multitarefa é fluido e não teve travamentos porem vale lembrar que ele é um intermediário, jogos pesados podem apresentar lentidão ou mesmo não irá rodar. Porem usar o GPS senti uma falha em usar o Pokemon, mas fiquem tranquilos jogadores, ele roda Free Fire e PUBG com qualidade média 

Entrada de fone de ouvido, saída de som e carregador microUSB
Entrada de fone de ouvido, saída de som e carregador microUSB

A bateria de 3000 mAh, durante meu uso, consegui usar  1 dia longe da tomada com uso moderado. Já em uso mais intenso só consegui atingir meio dia de uso. Pode não fazer diferença ao consumidor mas para mim o conector na parte de baixo ainda ser um micro USB, e não um Type-C, particularmente me deixou triste, não atrapalha, mas poderia ter vido com um upgrade.

Por fim e não menos importante o botão dedicado ao Google Assistente, basta clicar no tecla abaixo das teclas de volume, na lateral esquerda, e falar o comando. Dá para acessar os aplicativos do smartphone, pesquisar no Google e fazer perguntas gerais para a Assistente – e ela responde tudo corretamente, é ótimo esse foco, orem onde o botão está as vezes atrapalha um pouco pois você quer ligar a tela acaba batendo no assistente, questão de costume apenas.

Veredito final

O k12 Plus é um aparelho bacana, simples e entrega o que promete e eu indico facilmente! O ponto que mais me chamou a atenção foi sem dúvida certificação militar. Ok ele tem outros fatores como câmera e som, mas a certificação é sem dúvida um diferencial que o consumidor pode vir a buscar.

A inteligência artificial da câmera foi muito bem explorada pela LG dando ao LG K12 Plus fatores que o tornam um grande concorrente para o mercado. Alem da câmera o som, foi outro cuidado que pode vir a cativar o coração do futuro dono, esse ganho a mais na qualidade pode encantar o proprietário.

A parte um pouco difícil justificar ao consumidor é o preço, depois do lançamento ele já entrou na faixa que o consumidor brasileiro já busca normalmente fazendo com que o k12 Plus entre na lista de opções.