Leia o manual do Galaxy Note 5 para guardar a caneta S Pen

Novo layout da S Pen

Nem mal lançou e já surge o primeiro problema com a caneta S Pen do Galaxy Note 5, alguns proprietários descobriram que quando inserida ao contrário, o acessório fica travado no slot e isso pode danificar o smartphone de maneira permanente, isso porque existe um sensor que detecta a retirada da S Pen do Galaxy Note, já deixando o software para escrita pré ativo, dentro do slot existe um trava que ao se inserir a caneta ao contrário é acionado, travando a caneta antes mesmo que você perceba. Essa falha só acontece no Galaxy Note 5, porque a Samsung decidiu mudar o design da caneta deixando-a uniforme, o corpo e a ponta tem a mesma dimensão, diferente dos modelos anteriores onde a ponta tinha um tamanho maior.

galaxy-note-5-s-pen-700x393
A nova S Pen tem corpo uniforme o que permite ser inserida de qualquer lado no Galaxy Note 5

O Android Police fez um vídeo para documentar o problema e mostrar que a detecção da S Pen foi danificada permanentemente. Quando eles resolveram gravar um vídeo, a caneta ficou presa e não saiu mais.

Novo layout da S Pen
Novo layout da S Pen

É um defeito grave, porque hoje os componentes são desenhados de forma a impedir essas coisas: você dificilmente irá queimar uma placa-mãe por ter ligado errado a fonte de alimentação ou danificar um processador por não ter prestado atenção na posição dos pinos; as peças simplesmente não encaixam da maneira errada. Não é o que acontece com o Galaxy Note 5, pelo visto.

A S Pen foi desenhada para se integrar ao corpo do aparelho
A S Pen foi desenhada para se integrar ao corpo do aparelho

Em comunicado à BBC, a Samsung apenas sugere que o usuário leia o manual. “Nós recomendamos fortemente que nossos usuários do Galaxy Note 5 sigam as instruções no manual do usuário para garantir que eles não enfrentem um cenário inesperado causado pela inserção da S Pen no sentido inverso”.