iOS 10.3 com novo sistema de arquivos

Por -

Apple libera novo iOS após várias versões de teste

Após meses de testes, a Apple liberou para todos os usuários o novo iOS 10.3 — atualização do sistema operacional do iPhone, iPod touch e iPad que traz diversas melhorias como o sistema de arquivos APFS e o recurso “Buscar AirPods”. Esse update também chega para as AppleTvs de 4ª geração e para Macs a partir de 2009.

Particularmente eu recomendo que você espere alguns dias antes de sair instalando esse sistema, pois mesmo com várias versões de testes essa alteração do sistema de arquivos ainda pode apresentar problemas. Fora que é um update que demora igual a uma nova versão de sistema, isso tudo se deve ao novo sistema de arquivos, que falo mais abaixo.

A atualização do iOS já pode ser transferida e instalada via Over-The-Air ou pelo iTunes. Caso escolha pelo  Over-The-Air (OTA) é necessário acessar o aplicativo Ajustes, navegar até o menu Geral e selecionar a opção Atualização de Software. Quem preferir fazer uma instalação utilizando o iTunes do computador, é só plugar o seu dispositivo no computador que ele irá perguntar se deseja atualizar o sistema operacional. Outro ponto muito importante de lembrar é tenha backup de tudo sempre.

Sobre o novo sistema de arquivos APFS

O APFS (Apple File System) não é novidade, para os desenvolvedores pois foi apresentando na WWDC 2016. Mas o que muda para o usuário final esse tal de APFS ? Basicamente, promete tornar tudo mais rápido e seguro, na prática o usuário não precisa se preocupar em nada, já que a mudança ocorre de forma automática com a atualização do sistema. Ainda é cedo para falar com certeza, mas já é possível notar que o iOS em geral ficou mais rápido com a nova versão.

Gestão do Apple ID pelos Ajustes

No iOS 10.3 é possível gerenciar de maneira mais fácil o seu Apple ID. Nos Ajustes, a primeira coisa que aparece é o nome do usuário associado, com as diversas opções de segurança da conta, mostra  agora inclusive tudo que esta associado a sua conta.

Armazenamento do iCloud

Agora o sistema mostra um gráfico com o armazenamento do iCloud, como acontece no Mac. Isso é legal para quem tem a conta padrão saber onde está indo seu armazenamento.

Deste ponto para baixo não terei tela pois não uso esses recursos.

Podcast

Para quem usa o app nativo a nova versão também inclui um widgets para o aplicativo Podcasts, com atalhos para aqueles que você assina ou mais escuta.

Find My AirPods

Para quem tem os novos fones de ouvido sem fios da Apple, agora será possível encontrá-los pelo aplicativo Buscar Meu iPhone. Porém, como os fones não contam com conexão GPS nem com internet, apenas com conexão Bluetooth, eles só serão visíveis se estiverem próximos ao raio de alcance de um de seus dispositivos autorizados.

Atalhos no CarPlay

Para quem usa o CarPlay, terá nesta atualização atalhos laterais para os últimos aplicativos usados, podendo passar de um para o outro de forma mais rápida.

O aplicativo Música também ganha atalhos para o álbum e as faixas seguintes, facilitando o uso.

Modo Cinema no Apple Watch

O Apple Watch agora ganha um “Modo Cinema”, que consiste em uma maneira menos intrusiva de usar o relógio em cinemas e peças teatrais. Neste modo, a tela não irá acender quando você levantar o braço e todos os sons ficarão mudos. O usuário continuará recebendo mensagens pela vibração, e poderá acender a tela tocando nela ou na Coroa Digital.

O SiriKit também passará a ser usado no relógio, o que significa que você poderá chamar o Uber ou pedir uma pizza através dele.

Envio de dados analíticos do iCloud

Aqui são aqueles relatórios que normalmente você aceita compartilhar com os desenvolvedores, parece que a Apple quer melhorar o seu serviço de nuvem, recolhendo informações de uso dos usuários.

Autentificação de Dois Fatores

Quem ainda não habilitou a autentificação de dois fatores em sua conta, agora irá receber de tempos em tempos lembretes sugerindo que ative a função.

Apps de 32 bits

Tecnicamente decreta a morte dos apps que não são atualizados, agora no iOS 10.3, quando você tentar abrir um aplicativo que não tem suporte a 64 bits, aparece um aviso comunicando que o app não funcionará mais em versões futuras do sistema. Nos Ajustes do sistema, há uma lista com todos os aplicativos instalados que não são compatíveis com a estrutura 64 bits.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta