Guia para Iniciantes – Sobre cartões de memória para celular/tablet

Por -

Adquirir um cartão de memória para o smartphone é um importante passo para tirar mais proveito do seu celular. Uma vez presente o cartão de memória no celular, vários aplicativos começam a utilizá-lo opcionalmente para armazenar dados, além de ser um excelente local para guardar fotos, músicas e filmes.

O objetivo deste artigo é dar uma noção geral sobre os cartões chamados “SD Cards“, para ajudar o usuário leigo, na hora de adquirir um.

android-sd-card-slot

O termo “SD” significa “Secure Digital” ou “Guarda Digital” (no sentido de guardar, armazenar) e remete ao formato de cartão que foi inventado pela Panasonic e desenvolvido pela SanDisk e pela Toshiba Corporation em uma associação que foi criada no ano 2000, conhecida como SD Card Association, com o objetivo de estabelecer um padrão para os cartões de memória para uso em dispositivos portáteis.

 

Como surgiu o SD Card?

Os SD Cards ou cartões SD começaram a aparecer no mercado em 2001 e eram usados nas câmeras digitais, celulares e notebooks, PDAs e também nos consoles portáteis de videogames. O tamanho diminuto (32 x 24 x 2.1 mm) combinado com uma  boa resistência e qualidade fizeram do SD Card um dos meios mais práticos de armazenamento digital portátil. Existiram vários modelos que foram evoluindo conforme a velocidade das operações de leitura e escrita. Os padrões mais usados na atualidade, temos: Micro SD, SDHC e SDXC.

Outros padrões também surgiram e disputaram o mercado, mas o padrão SD Card é indiscutivelmente o líder do mercado. Entre os padrões que existiram, podemos citar o CompactFlash da SanDisk, o MMC (MultiMediaCard), e oMemory Stick, da Sony e o XD, da Olympus e Fujifilm.

415254_BB_00_FB

MicroSD cards

Menores que os SD Cards originais, possuem dimensões bem reduzidas, medindo 15 x 11 x 1 mm sendo ideais smartphones e outros dispositivos portáteis. Hoje, encontramos modelos de 2 GB, que são bem baratos e fáceis de encontrar, custando menos de R$ 10, à modelos de até 128 GB, que custam mais de R$ 500 e são difícieis de encontrar.

micro-sd-downloads

As fotos abaixo mostram o tamanho dos cartões, passando pelo SD Card original, pelo Mini SD Card e o Micro SDCard:

1000px SD Cards 

Padrão SDHC

As siglas adicionais HC referem-se ao termo High Capacity, que singifica Alta Capacidade. Sua capacidade maior permite transferir e guardar arquivos maiores. Os modelos mais comuns são entre 16 e 64 GB e são o tipo mais comum nos dias de hoje. O único porém é que eles não são compatíveis com leitores de cartões fabricantes antes de 2008.

 

Padrão SDXC

XC significa Extended Capacity  e sua capacidade inicia-se em 64 GB e podendo alcançar 2 TB de capacidade. Isso mesmo, 2 TeraBytes de capacidade. Provavelmente seria capaz de guardar mais de 400 filmes em qualidade de DVD.

Esta super ultra capacidade está definida no padrão, mas ainda não se encontra disponível no mercado. Na atualidade, a maior capacidade encontrada à venda é de 128 GB. Este padrão é compatível com os leitores do tipo SD, SDHC e SDXC.

 

Dicas a respeito da Velocidade dos Cartões

Os cartões Micro SD usualmente possuem um número desenhado no cartão (veja a segunda foto do artigo), que indica a classe de velocidade que este cartão trabalha. São utilizados números padrão de 2 a 10, sendo a classe 4 a mais comum.

O número indica a velocidade mínima atingida para gravação de dados no cartão. Assim, o cartão classe 2, consegue gravar 2 Mb/s e o classe 10, consegue gravar até 10 Mb/s.

Mas o mais comum, é encontrar na especificação, o tipo de aplicação recomendada para cada classe de velocidade:

  • Classe 2 para gravação de video SD
  • Classe 4 e 6 para videos em HD
  • Classe 10 para videos em Full HD e fotos de alta resolução tiradas em série
  • Classe 1 UHS para gravação em FullHD, e armazenamento de arquivos grandes de video em HD.

Apenas para ouvir música, a classe 2 atende tranquilamente.

 

Dicas de Uso do Cartão SD Card no seu celular

Este tópico eu vou deixar para o  próximo artigo do gênero. Postem suas dúvidas e comentem o que você gostaria de saber como usar seu SD Card no seu celular ou tablet.

 

Para saber mais:

http://en.wikipedia.org/wiki/Secure_Digital

https://www.sdcard.org/consumers/choices/

 

Via FeraDroid

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder's Scrolls.

Deixe uma resposta