Governo Brasileiro apresenta o Documento Nacional de Identidade (DNI)

Documento Nacional de Identificação (DNI)

Governo lança Documento Nacional de Identidade, que unifica documentos do brasileiro

Documento Nacional de Identificação (DNI)
Documento Nacional de Identificação (DNI)

Visando facilitar o acesso a informações de identificações pessoais, o governo federal lançou algo a muito esperado por todos os brasileiros, o projeto piloto do Documento Nacional de Identificação (DNI), ou seja, um documento digital que irá unificar todos os documentos dos brasileiro. Com ele, o usuário poderá ter na tela do seu smartphone, por meio de um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Ele terá como base o recadastramento biométrico da justiça eleitoral.

Ainda não há previsão sobre quando o cidadão poderá usar o app. Por enquanto, a versão digital será testada por cerca de 2.000 técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do Ministério do Planejamento. Para obter os documentos como identidade, passaporte entre outros ainda será da forma tradicional, o DNI será apenas uma outra forma de portar os documentos.

O Documento Nacional de Identificação não vai invalidar os documentos de papéis existentes e não será obrigatório. A ideia é que outros tipos de documentos sejam adicionados ao aplicativo com o passar do tempo, como a Carteira de Habilitação.

“A intenção é que o DNI venha concentrar vários documentos em um único. Teremos menos papel. A vida de todos, de alguma maneira, ficará mais fácil. A ideia de um documento de identidade todo digital, que possamos acessar pelo telefone, é muito prática e será também sinônimo de segurança”, falou o ocupante do cargo de presidente do Brasil Michel Temer.

A única parte que o governo esquece é que para usar o DNI é preciso ter um smartphone e sabemos que nem todos os brasileiros ainda possuem, ou é algo muito distante. Vamos aguardar para o que será feito nesse caso.