Google Tradutor já faz tradução em tempo real a partir de voz e imagem

Tela do google tradutor para iOS demonstrando como usar o app

O Google Tradutor (Google Translate) agora é capaz de fazer tradução a partir de imagens e voz em tempo real, isso já era esperado uma vez que a Google havia adquirido a Word Lens Translator, app que fazia este trabalho.

Tela do google tradutor para iOS demonstrando como usar o app
Tela do google tradutor para iOS demonstrando como usar o app

Agora tudo funciona de maneira praticamente instantânea: aponte a câmera para uma placa, por exemplo, e o aplicativo mostrará a tradução ali mesmo, sobrepondo o texto original na tela.

Segundo o Google, a tradução instantânea por imagens funciona do inglês para alemão, espanhol, francês, italiano, português e russo (e vice-versa), mas a empresa já trabalha para ampliar o número de idiomas e combinações suportadas, por hora também o app ainda não consegue detectar o idioma e traduzir, é necessário fazer a escolha.

Outra atualização é a tradução por voz, você precisa apenas apertar o botão de microfone. O app “ouvirá” a pessoa que estiver falando,  converterá o áudio captado em texto e fará a tradução para a língua desejada. Tudo acontece em tempo real, agora conversar em línguas diferentes tende a ser uma tarefa menos desafiadora.

Estas novidades estão disponíveis no Google Tradutor para Android e iOS (inicialmente, pensava-se que só a primeira plataforma teria os recursos prontamente).