Google Stadia o streaming de jogos do Google

Google Stadia jogue onde estiver desde que tenha uma excelente conexão

O Google anunciou que irá criar um serviço de jogos via streaming utilizando o navegador Chrome. o Stadia poderá rodar no browser de notebooks ou PCs, mas também um smartphones, tablets, Chromebooks e até mesmo em uma TV que tem o Chromecast plugado. A idéia é começar o jogo no Stadia, e continuar onde quiser.

Outra proposta é do Google é que o jogador possa ter uma infinidade de controles, teclados e mouses, mas tem um controle específico e que recebeu o nome de Stadia Controller, que virá com a adição de um botão para iniciar o compartilhamento do jogo no YouTube e outro para chamar o Assistente. O diferencial deste controle que o Google criou é que ele funciona conectado diretamente na rede Wi-Fi, diminuindo a latência (leg) de tempo entre pressionar o botão e o personagem responder na tela, além é claro de ter um botão de assistência que abre o YouTube para ver um vídeo de ajuda de como resolver uma dúvida dentro do jogo.

Gamers poderão usar Joystick do Google para utilizar o Stadia

O Stadia promete que entrega jogos em 1080p com 60 quadros por segundo neste momento. Mas o Google já falar que ele trabalhará com 4K, HDR, 60 fps e que vai chegar até 8K com 120 quadros por segundo.

Do lado dos servidores a AMD é a responsável por entregar o hardware que o Google pretende usar. Cada hardware do Stadia terá 16 GB de RAM e um processador x86 personalizado da AMD que rodará em 2,7 GHz, operado por Linux, com suporte para rodar Vulkan e que já opera nas engines Unreal e Unity. O primeiro jogo que foi confirmado para a plataforma do Google é Doom Eternal, que rodará em 4K, HDR e 60 fps. Além do Stadia, o jogo será lançado para PS4, Switch, Xbox One e PC.

A Google não revelou mais detalhes técnicos, como autonomia de bateria, ou detalhes do Stadia Controller. Agora o ponto mais importante para mim são dois o preço do dispositivo e como os jogos irão funcionar quando a internet cair na casa ou estiver em zonas que o streaming não seja possível.