Traduzir
Rafael Mota 16 de novembro de 2016

Google lança app que permite que você digitalize suas fotos antigas

photoscan

Para quem nasceu antes de 1994 as fotos eram em sua grande maioria armazenadas em papel, pois as máquinas digitais eram caras ou nem existiam. Só que quem ainda tem foto em papel sabe que scannear e transformar essas fotos em arquivo digital é um problema pois a foto sempre fica com marcas do papel fotográfico. O Google acaba de lançar mais um aplicativo voltado para fotos para resolver esse problema, O Google PhotoScan. O app utiliza a câmera do smartphone para virar um digitalizador de fotos analógicas.

O PhotoScan trabalha com a câmera traseira de smartphones Android ou nos iOS, para capturar uma foto analógia e transformar o conteúdo em digital. O mais bacana é que o app não tira simplesmente uma foto, mas sim um grupo de fotos, 4 fotos para ser mais exato, que aumenta a resolução e os detalhes do arquivo final.

As quatro fotos que são tiradas e alinhadas, processadas e uma imagem final de alta resolução é apresentada. Na verdade o app tira mais do que quatro fotos e utiliza vários ângulos durante o movimento do smartphone. Tudo isso para evitar que reflexos apareçam e para aumentar a nitidez do arquivo final.

Esse é um dos poucos apps do Google que não é obrigatório realizar login na conta do Google; você pode escanear suas fotos e elas ficam no seu aparelho, sem precisar mandar para a nuvem. Se você não é paranoico com o fato da Big G bisbilhotar suas fotos, o app permite que você grave as fotos escaneadas no Google Photos, para você tê-las na nuvem.

O PhotoScan pode ser baixado, de graça, para quem tem iOS e também para usuário de Android.