Google lança app de segurança

Google lança app para compartilhar a localização em emergências

O Google anunciou um novo aplicativo para Android o Contatos de Confiança, que permite compartilhar a localização com a família e amigos em momentos de emergência.

A idéia do aplicativo é criar um canal direto de informações entre o usuário e uma pessoa da sua família ou amigo mais próximo.

O aplicativo informa o status do telefone (online ou offline), quem pode podem solicitar a localização para verificar se está tudo ok e caso o usuário permaneça sem resposta por 5 minutos, o Google envia a última localização registrada.

Mas não são só os contactos de confiança que podem requerer a localização. O utilizador pode também decidir partilhar a sua localização com um dos seus contactos quando, por exemplo, atravessa sozinho uma zona considerada menos segura.

Segundo a Google, qualquer contacto vai poder receber a localização, sendo apenas necessário ter um login feito com uma conta Google, caso queira requerer a localização de alguém. As definições e as pessoas de contacto podem também ser alteradas, sendo possível acrescentar ou retirar um contacto de confiança sempre que quiser.

Algumas fabricantes e desenvolvedores possuem alguns recursos parecidos, mas o aplicativo Contatos de confiança se destaca por funcionar em qualquer aparelho Android a partir da versão 4.1. Como eu disse no início da matéria o aplicativo por hora é exclusivo para usuários Android, porem acredito que a Google irá ampliar isso em breve a todos que tenham uma conta na Google.