Google apresenta suas novidades para 2018 na Google I/O

Google apresentou hoje as novidades da empresa para 2018 na Google I/O

E a Google apresentou as novidade para 2018 em sua conferência anual Google I/O, conferência anual para desenvolvedores do Google.

A novidade do ano, ou melhor o que mais foi falado durante o evento foi o grande foco e principal trabalho do Google em trazer aos seus produtos mais Inteligência artifical e Deep learning, tudo isso aplicado a seus produtos, como o Google Fotos, Assitant, News, Maps, Gmail, Android P entre outros. Sundar Pichai, abriu o evento dizendo primeiramente falando dos ajustes nos emojis de hamburger e cerveja, algo que eles haviam recebido muitas críticas. Sundar Pichai aproveitou ainda para apresentar a história Tânia pessoa que graças ao Google Keyboard consegue se comunicar com o mundo.

Como é um evento grande vou tentar dar um resumo e deixar o vídeo no final com tudo que se passou.

Google Fotos mais inteligente

O Google Fotos ficou ainda mais inteligente, agora o aplicativo é capaz de fazer sugestões de edição, como remover as cores do plano de fundo, ou até mesmo colorir uma foto em preto-e-branco. Além disso, agora ele sabe escanear documentos e já os converte em PDF 

Novo Gmail

Além do novo visual do Gmail ele agora ganha uma nova função a Smart Compose, que  sugere formas de completar o que você está escrevendo. Basta digitar “Meu endereço é” que o Google escreve seus dados;

Google Assistente sua secretária virtual

Grandes poderes permitem grandes responsabilidades, algo como a frase do tio Ben ao Peter Parker, pois bem com mais inteligência artificial o Google Assistente, fica ainda mais inteligente. De início aquela voz do Google, agora terá seis novas vozes tornando assim o assistente mais “humano”. Há além disso ele também irá acabar com a necessidade de dizer “Hey Google” cada vez que você pretende que ele te escute, basta dizer uma única vez “Hey Google” e ele irá escutar tudo e ainda responder a coisas mais complexas, essa é a tecnologia Duplex, pois ela tanto escuta quanto responde em tempo real.

A tecnologia Duplex, irá inclusive permitir ao Google Assistente, agendar um corte de cabelo ou fazer uma reserva em um restaurante, que ele irá ligar, agendar e ainda conversar.

Google Maps mais eficiente

O Google Assistente chega em breve também ao Google Maps.

Outra função e a mais aplaudida é o modo de realidade aumentada, a navegação terá uma nova função que o integra à câmera do celular para oferecer uma nova forma de o usuário se orientar, chamada pelo Google de VPS (sigla em inglês para “Sistema de Posicionamento Visual”), ele usa recursos de realidade aumentada, o usuário consegue ver, por meio da câmera, o caminho que ele precisa seguir, observando os nomes dos lugares ao seu redor, além de nomes de ruas. O recurso deve ajudar principalmente aqueles que precisam se deslocar a pé para algum destino.

O Maps também virá com um sistema de pontuação chamada de “Your Match” faz as combinações entre você e lugares para ir com base nas avaliações do público e com base nos seus gostos pessoais, sugerindo assim lugares parecidos que tenham uma avaliação favorável do público.

Google Lens

O Google Lens, terá funções mais interessantes é a possibilidade de copiar e colar algo do mundo real para o virtual. Basta apontar a câmera para um livro e, assim, o app é capaz de identificar e selecionar o texto que o usuário desejar e sem precisar instalar nenhum aplicativo a mais no smartphone. Algo semelhante ao que a Samsung faz com a Bixby e a Motorola com seu aplicativo de câmera, basta apontar e deixar a lente da câmera pesquisa informações sobre o que você deseja. O grande diferencial no Lens é o fato de funcionar com textos.

Google News

Google News será repaginado e ganhará sua versão com inteligência artificial para te ajudar a acompanhar as notícias. Ele é capaz de recomendar notícias para você, mostrar um resumo da cobertura de um tema em específico, apresentar artigos e assinar jornais direto do aplicativo.

Android P

Como tudo o Android P também será a versão mais inteligente dos sistemas operacionais do Google, além é claro de diversas melhorias como, melhorias de bateria, navegação por gestos e funções capazes de prever o comportamento do usuário.

Adivinhe se também não vamos ter uma nova interface do Android P, e uma das mais marcantes logo de cara é a falta do botão Home e a nova multitarefas, agora para ver todos os aplicativos abertos basta arrastar o dedo para cima, algo a lá iPhone X, já estou prevendo muitos usuários antigos ficando confusos no uso.

O novo Android P ainda terá um, Dashboard – já esperando que isso no brasil vire algo como mesa, para mostrar quanto tempo você passa em cada app, quantas notificações recebe, e quantas vezes desbloqueou a tela. Por exemplo, será possível saber quanto tempo você assistiu YouTube, não só no celular como também no desktop, além de permitir que você configure algo como tempo de uso, fazendo com que o aplicativo não deixe que você o use durante o tempo definido, essa será a nova função não perturber.

Algo que chamou muito a atenção mas eu quero ver é na prática, é que o novo Android P poderá sofrer atualizações de forma mais rápida. Isso também permitiu criar um programa beta para testar as versões mais recentes do sistema, podendo se inscrever  android.com/beta para saber mais e baixar a atualização. Mas já aviso, por hora somente em smartphones Oppo, Sony, Xiaomi, Vivo, Nokia, OnePlus e Essential.

A bateria também receberá melhorias com o recurso Adaptive Battery, que irá limita o uso da bateria do smartphone de acordo com os apps que você não usa. Com isso, é possível ter uma redução de até 30% no consumo

 

 

E assim terminamos o primeiro dia de Google I/O, nada sobre hardwares foi falado até o momento, porem como o evento dura três dias, pode ser que pinte novidades.