Galaxy A5 (2017) – Analise Completa/Review

Por -

Galaxy A5 (2017) faz bonito a um preço justo

O Galaxy A5 (2017) foi lançado pela Samsung em janeiro, seu preço no mercado é algo em torno dos R$ 1.800. Veja o que pode te encantar no aparelho e se ele atende a suas necessidades.

Acessórios que acompanham o Samsung Galaxy A5

Acessórios que acompanham o Samsung Galaxy A5

A linha Galaxy A seria a uma linha abaixo dos top de linha da Samsung que são os aparelhos da  geração Galaxy S. Neste caso, o Galaxy A5 (2017) não é diferente ele é baseado no Galaxy S7, o Galaxy A5 (2017), ficou com um design muito elegante, testei e verão em preta que tem em sua parte traseira e frontal feitas em vidro a suas bordas levemente curvas alumínio, graças a suas curvas o aparelho não ficou escorrido o famoso “sabonete”, isso não quer dizer que não seja liso e você tenha que garantir seu patrimônio colocando uma capinha, mas a combinação de vidro e o alumínio nesse caso até que ficou muito bom, visualmente ele lembra muito a linha 6 da marca da maçã.

Tela mesmo no sol permite uma boa leitura

Tela mesmo no sol permite uma boa leitura

Como eu disse a linha A se inspira na linha S, então sim o Galaxy A5 (2017)  tem certificação à prova d’água IP68, pode parecer besteira mas de tanto ver casos de aparelhos molhados você começará a dar valor a esse item.

O Galaxy A5 (2017) tem uma linda tela plana tela de 5.2 FHD, com bordas 2.5D, que recobre suas extremidades e confere um ar de profundidade ao aparelho. Nesse vidro topo, temos o alto-falante para chamadas e sensores de proximidade, mas porque destes sensores nessa tela toda ? Porque a Samsung tem Always On Display, que exibe informações resumidas na tela de bloqueio. Este recurso tira bastante proveito do painel Super AMOLED do dispositivo e de quebra ainda faz economia de bateria pois não precisa acender a tela toda para mostrar notificações. A parte inferior frontal abriga um botão físico que também é um sensor biométrico que permite o uso do Samsung Pay, transformando o aparelho em sua carteira virtual, onde você pode pagar as contas a um toque. Aqui vem minha primeira reclamação do aparelho, o leitor poderia ser o botão inteiro ou ter uma leitura melhor, não que ele seja ruim, mas por várias e varias vezes tive o aparelho travando por alguns segundos por não conseguir desbloquear com a minha digital, já outro mimimi nesse sensor é reconhece até três dedos diferentes somente, poderiam ser mais. Já fazer pagamento tava perfeito! Temos ainda dois botões capacitivos ao redor, que já são famosos no na linha Android.

Vamos falar de algo que a galera quer sempre saber e as câmeras ? Bem a câmera traseira não é sobressalente as câmeras frontal e traseira ambas com 16MP e abertura de lente f/1.9 e ambas gravam vídeos em 1080p a 30fps, para quem é criador de conteúdo isso é muito bom. Essa abertura permite que o sensor tenha maior sensibilidade quando em ambientes menos iluminados, gerando menos ruídos nas imagens. Poucos dispositivos entregam lentes com esse nível de abertura, mas como eu disse a linha Galaxy A é uma filha da linha Galaxy S então não poderia deixar a desejar nesse ponto onde o S7 brilha. Agora vem a minha chateação, o uso da câmera em si é muito simples, agora o problema se você é um daqueles que como eu gosta de usar timer, grades, e afim em suas fotos, pois a Samsung colocou isso lá, porem não é rápido nem fácil de chegar, mesmo o filtro Pro HDR ou a parte de fotografia de alimentos você perde um tempo para acionar.  As cores das imagens são vívidas, nítidas e bem realistas, e a qualidade das imagens noturnas também é boa.

Câmera traseira do Samsung Galaxy A5 (2017)

Câmera traseira do Samsung Galaxy A5 (2017)

Câmera frontal do Samsung Galaxy A5 (2017)

Câmera frontal do Samsung Galaxy A5 (2017)

Confira a galeria de fotos feitas com o Samsung Galaxy A5 (2017)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vamos ao som, bem diferente do padrão que estamos acostumado a Samsung deu uma mudada na lateral direita do Galaxy A5 (2017) pois lá temos o botão de energia e acima dele temos o speaker multimídia do modelo, algo que para os jogadores e amantes de filme ficou ótimo, pois você não corre o risco de tampas a saída de som enquanto joga ou assiste. A qualidade do som é boa, e em ambientes pequenos ele chega a ser chato em notificações de tanto barulho, porem eu esperava um volume mais alto em ambientes externos com muito barulho, nesse caso ficou um pouco ruim de escutar ele tocando. Durante as chamadas o som é claro e pode ser bem compreendido até mesmo quando se usa a função viva-voz funciona.

Saída de som agora na lateral ao invés de ser abaixo do Samsung Galaxy A5 (2017)

Saída de som agora na lateral ao invés de ser abaixo do Samsung Galaxy A5 (2017)

A bateria do Galaxy A5 (2017) tem uma capacidade de 3.000mAh. Isso representa um ligeiro aumento de capacidade em comparação com a geração anterior, vem ainda com carregamento turbo e porta USB Type-C. O sistema de carregamento rápido carrega toda a bateria em cerca de 1 hora e 20 minutos, isso é ótimo para usuários exigentes como é o meu caso, falando nisso vamos falar do quanto ele me aguentou no meu nível de uso, como todos sabem recebe inúmeras mensagens, ligações e faço uso pesado do meu equipamento. Se eu usar o Galaxy A5 (2017) no meu dia a dia padrão ele vai das 6h as 18h com bateria ainda sobrando uns 10%, reduzindo alguns aplicativos do dia a dia deu para chegar as 23h com os mesmo 10% e se você for um usuário menos exigente dá para virar o dia sem carregar.

USB-Type C e fone de ouvido na parte de baixo do aparelho

USB-Type C e fone de ouvido na parte de baixo do aparelho

Leitor de digitais poderia ser um pouco mais rápida e cadastrar mais dedos

Leitor de digitais poderia ser um pouco mais rápida e cadastrar mais dedos

Agora vamos aos bla bla blas técnicos que muitos gostam de saber ! O Galaxy A5 (2017) vem com vários os aplicativos pré-instalados da suíte do Google e da Samsung (S-Health, S Voice e etc), e também outra da Microsoft com seis apps. Dos 32GB de armazenamento anunciados na caixa, apenas 23,1GB estão disponíveis para o usuário, mas são expansíveis via micoSD de 256 GB. O Android é o 6.0.1 Marshmallow, poderia ter vindo com o 7, 3GB memória RAM, aceita 2 SIMs e o processador Exynos 7880 Octa-Core, mesmo ele sendo USB Type-C a Samsung foi bacana em colocar um adaptador para mini usb para quem tem aparelhos antigos reaproveitar os cabos.

Para quem precisa usar os cabos antigos de outro Samsung a empresa colocou um adaptador para USB Type-C

Para quem precisa usar os cabos antigos de outro Samsung a empresa colocou um adaptador para USB Type-C

Veredito Final

O Galaxy A5 (2017) tem um design muito bonito e é muito confortável na mão. Particularmente gostei muito do IP68, porta USB Type-C e a função Always-on Display.

Muitos aspectos do Samsung Galaxy A5 (2017) ao menos para mim foi um grande acerto da Samsung, acho que eles acertaram e muito a mão na linha A agora. Para quem usa muitos modelos diferentes é inevitável ficar comparando, e claro que eu tenho meus mi mi mis com relação a câmera e leitor de digital principalmente, porem um usuário comum talvez nem faça tanta questão quanto eu fiz.  Em suma pelo preço e qualidade que o produto proporciona acredito que é investimento muito bem feito.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta