[DUELO] TouchWiz x Xperia UI. Quem é o melhor ?

Por -

Inspirado em um artigo do AndroidPit, eu resolvi trazer para vocês esse duelo entre dois grandes lauchers personalizados pelos fabricantes. Desta vez, o TouchWiz da Samsung, equipando o super sucesso de vendas Galaxy S4, contra o Xperia UI, da aclamada série da Sony.

xperia-touchwiz-homescreen-2

Muitas pessoas com vontade de comprar um novo smartphone Android top de linha, comparam 3 modelos o HTC One (infelizmente não disponível oficialmente no Brasil, o Samsung Galaxy S4, e o Sony Xperia Z. Mas a escolha não é tão simples assim. Uma das coisas que podem afetar na escolha de um usuário bem informado é a interface do usuário, conhecida também como UI (User Interface). Neste post, você verá uma comparação entre duas grandes opções do mercado, da Samsung e da Sony.

Dica: do lado esquerdo das imagens, a tela do Xperia UI da Sony, e do lado direito, do TouchWiz da Samsung.

 

Tela de Bloqueio (Lock Screen)

Tanto a Samsung e a Sony fizeram um bom trabalho na tela de bloqueio (lock screen). A Sony apresenta um acesso rápido para os Apps da Câmera e Player de Músicas enquanto o Samsung adicionou a possibilidade de se utilizar Widgets, graças à versão 4.2 do Android, no qual o S4 é baseado. O Sony Xperia Z ainda roda no Android 4.1, e não oferece a possibilidade de Widgets.

A vantagem dos Widgets é que cada usuário pode configurar de acordo com seu gosto pessoal.

xperia-touchwiz-lockscreen

Tela Inicial (Home screen)

As telas iniciais dos dois sistemas são bem parecidas: você pode acrescentar aplicativos e widgets, apagá-los, e reorganizar sua tela inicial em diferentes p’gainas. Executando o gesto de zoom com os dedos, você chega até a visão geral das páginas da sua tela inicial. O TouchWiz mostra minuaturas de todas as páginas de uma vez, e a Sony permite que você navegue em cada página individualmente. De resto, as funcionalidades são bem próximas.

Xperia-Touchwiz-interface

Barra de Notificação

Aqui a diferença está nos detalhes, pois as barras de notificação são similares a primeira vista. Bem no topo, se encontra o acesso aos atalhos de configuração de liga e desliga de funções como Wi-Fi, GPS, Modo de Vibração, Rotação de Tela, Bluetooh, etc. As notificações dos seus aplicativos aparecem logo abaixo. O TouchWiz oferece uma ajuste de brilho que vem a calhar para quem não gosta do brilho automático.

xperia-touchwiz-notfications

Gaveta de Aplicativos

Novamente, as funções são similares. A Sony e a Samsung adotaram listas horizontais que exibem a lista completa de aplicativos instalados onde você pode deslizar as telas para encontrar o App desejado. Esta lista pode ser organizada por ordem alfabética, apps mais utilizados, recém baixados, etc… No caso do TouchWiz, você tem uma aba de Widgets, semelhante ao que encontramos no Android puro, e uma aba para separar os Apps baixados.

xperia-touchwiz-app-gallery

Aplicativos Recentes

A Samsung enriqueceu sua lista de arquivos recentes com 3 botões extras que permitem acesso rápido para o Gerenciador de Tarefas, a Busca do Google (ou o Google Now), e a opção de Fechar todos os Apps em Execução. A Sony apresenta a lista dos aplicativos recentes e também atalhos rápidos para iniciar aplicativos utilitários, como Calculadora, Gravador de Voz, Notas, etc.

xperia-touchwiz-recently-opened-apps

Configurações

O visual e as funcionalidades da Sony são quase idênticas à versão do Android puro, enquanto a Samsung divide as opções em categorias que podem ser alcançadas através de abas no topo. Aqui é uma questão pessoal de gosto e de se acostumar. Dependendo da opção onde você quer chegar, um pode ser mais rápido que o outro.

xperia-touchwiz-settings

Funções Extras

A Sony tenta enfatizar que seu smartphone é “mais esperto”. Seja a função Walkman, ou outros apps úteis como o Smart Connect que ajuda nas conexões com o NFC e outros acessórios, ou a função de backup integrado, todos estes recursos extras são práticos e agregam mais valor à experiência do usuário.

A Samsung traz o mote “Companheiro para a vida” (Life Companion) e acrescenta várias funções que tentam agradar seus usuários,  como por exemplo a Rolagem Automática pelo acompanhamento dos olhos, a pausa inteligente, ou a manutenção da tela acessa enquanto o usuário olha pra tela, entre outras. Vai depender do gosto de cada um, gostar (e se acostumar) ou não de cada função.

 

Conclusão e Enquete

A Sony e a Samsung fizeram um bom trabalho em suas modificações no Android e elas diferem apenas nos detalhes.  O TouchWiz da Samsung tem mais funções e é mais colorido. O Xperia UI é mais escuro e elegante, com um tom mais minimalista. A escolhe fica pelo gosto pessoal de cada um, baseado principalmente nas preferências do design do visual.

Qual a sua opinião ? Vote na enquete abaixo:

[poll id=”3″]

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder's Scrolls.

Deixe uma resposta