[DUELO] iOS 7 x Android 4.2. Quem ganha?

Por -

Mal a Apple liberou a versão de testes do iOS 7, várias análises, hands on e videos começaram a pipocar nos blogs pela internet, inclusive aqui no nosso blog. Sem dúvida esta nova versão do sistema operacional do iPhone trouxe o maior número de mudanças desde sua criação em 2007. Este artigo, traz uma visão de algumas das novidades do iOS 7 comparado à  versão mais recente do Android, a 4.2.

ios_x_android

iOS vs Android

Telas de Bloqueio (Lock Screens)

As telas de bloqueio do iOS 7 e do Android tem um visual parecido. No topo, o relógio é exibido em números grandes, fáceis de ler. Na parte de baixo da tela, está a área onde deve ser feito um gesto para o desbloqueio. A principal diferença entre os dois sistemas é que o iOS você desbloqueia deslizando para o lado, e no Android, existe um botão no centro, e ao clicá-lo, aparece um círculo para você deslizar até o ponto de desbloqueio. Opcionalmente, você pode adicionar 4 atalhos no círculo de desbloqueio, permitindo assim executar um aplicativo diretamente junto com a ação de desbloqueio! Esta última versão do Android trouxe o recurso que permite colocar Widgets especiais na tela de desbloqueio como previsão do tempo, controle de execução de músicas, próximo compromisso da agenda, etc. No iOS, tem só temos um atalho direto para o aplicativo da Câmera.

Ponto para o Android!

ios-android-lockscreen

Tela de bloqueio – Parecidas, mas no Android é mais flexível.

 

Tela Inicial (Home Screen)

Comparar as telas inicias dos dois dispositivos é um pouco complicado, mesmo depois das mudanças do iOS 7.

Do lado do Android, você tem uma tela bem interativa e dinâmica onde você pode colocar Widgets, atalhos para os aplicativos e pastas. Os Widgets são dos mais diversos tipos. A maioria dos bons aplicativos vêm junto com seus próprios Widgets e eles ainda oferecem interação própria com o usuário. Você também tem uma área inferior, conhecida como doca, onde ficam os atalhos para os aplicativos mais importantes, como discador, mensagens, navegador, e o atalho para a gaveta de aplicativos instalados no sistema. A doca está sempre visível em todas as telas iniciais. Também é possível colocar pastas na doca.

No iOS, não existe a possibilidade para widgets interativos e não existe a gaveta de aplicativos. No iOS, todos os aplicativos instalados vão para a tela inicial. Os ícones dos Apps são organizados no formato de grid, e podem ser agrupados em pastas para facilitar o acesso e manter as telas organizadas. A novidade no iOS 7, é que agora não tem limite para quantos aplicativos podem ser colocados dentro de cada pasta. Todos os aplicativos tem a mesma forma, de quadradinho com cantos arredondados, que todos já estão acostumados. Também existe uma doca, onde podem ser colocados alguns aplicativos, que estarão sempre visíveis, como no Android.

Novamente, ponto para o Android.

ios-android-homescreen

Tela inicial. Padronização do iOS vs Flexibilidade do Android.

Central de Controle (ou Painel de Controle)

Uma das mais comentadas novidades do iOS 7 é o Central de Controle ou Painel de Controle (não vi ainda a versão em português, e não sei como a Apple vai traduzir este recurso). É como se fosse o painel de configurações rápidas do Android (Quick Settings) que já estava disponível desde muito tempo no Android, primeiro por aplicativos de terceiros, e depois nativamente no sistema operacional. Esta novidade era muito esperada, pois era um dos principais recursos adicionados pelos usuários que desbloqueavam seu iPhone ou iPad com Jailbreak. Agora, nesta atualização, basta deslizar os dados de baixo para cima para ter acesso a várias opções diretas, com botões de liga/desliga para opções mais utilizadas como ativar/desativar a rede sem fio, bluetooth, modo avião, rotação, etc. Trouxe também uma barra para controle de brilho, controles para reprodução de música e atalhos para utilitários, como a Câmera, lanterna, alarmes e calculadora. Finalmente o iOS se equiparou ao Android neste quesito. Mas é preciso notar, que na versão pura do Android, o painel de configurações rápidas é bem limitado, bem inferior às versões personalizadas pelos fabricantes, como o TouchWiz da Samsung ou o Xperia UI da Sony.

Aqui, temos um empate entre Android e iOS.

ios-android-control-center-quick-settings

Centro de Controle do iOS x Configurações Rápidas do Android

Painel de Notificações (ou Central de Notificações)

Agora, no iOS 7, estando na Tela de Bloqueio ou em uma das Telas Iniciais você pode simplesmente puxar a central de notificações deslizando seu dedo do topo da tela para baixo, para ter acesso a lista de eventos, notícias, notificações, etc. Pelo que parece, existem 3 categorias: Hoje, Todos e Perdidos. No Android, você acessa o painel de notificações da mesma maneira, mas no Android não existe a organização em categorias. No Android, a partir da versão Jelly Bean (4.1), você já pode acionar algumas funções uteis, relacionadas à notificação. Exemplo, se você recebeu um email, pode pular direto para a tela de resposta, ou arquivá-lo (no caso do Gmail). Se for uma ligação perdida, tem a opção de já retornar a ligação e assim por diante. Em termos de visual, o iOS traz cores brilhantes e transparências enquanto o Android tem um estilo mais dark, com fundo preto por padrão.

ios-android-notifications

Painel de notificações do iOS e do Android

Multi-tarefa

Da mesma forma que o WebOS da Palm revolucionou a multitarefa em 2009, parece que a Apple pegou emprestado o mesmo conceito para a nova versão de seu sistema. Agora você pode deslizar horizontalmente entre as miniaturas dos seus aplicativos abertos, obtendo uma visão rápida dos aplicativos abertos e o que o app está exibindo naquele momento. Você pode também facilmente fechar um aplicativo simplesmente deslizando sua miniatura para cima.

No Android isso é possível desde a versão Ice Cream Sandwich 4.0, entretanto é um pouco diferente. A lista de aplicativos abertos é exibida em uma pilha vertical, os mais recentes em baixo, permitindo que você veja um pouquinho mais de “miniaturas” ao mesmo tempo dos aplicativos abertos. Deslizar o aplicativo para o lado fecha-o e um clique apenas traz o app de volta para o foco do usuário.

Novamente, temos um empate entre o iOS e o Android.

ios-android-recently-opened-apps

Multi-tarefa no iOS teve uma boa melhora, se equiparando ao Android

 

Conclusão

Placar do duelo: Android – 4 x 2 – iOS 7

Embora o placar deixe o Android na frente, em termos de recursos disponíveis, não dá para concluir que o Android 4.2 é superior ao iOS 7. Mesmo porque existem muitas outras novidades do iOS que não foram comentadas neste artigo.

O que se percebeu é que a Apple está correndo atrás da concorrência, aproveitando e melhorando boas idéias de sistemas concorrentes e admitindo que os outros também trazem boas inovações.

E você ? O que achou do duelo ? Comente e faça sugestão para novos duelos.

Fonte Inspiradora: AndroidPit

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder’s Scrolls.

6 Comentários para [DUELO] iOS 7 x Android 4.2. Quem ganha?

  1. Olá Fernando, sou Lilia Santos e estou fazendo uma pesquisa na faculdade UNIBH para o Jornal impressão da faculdade.
    Gostaria de saber se posso usar essa comparação para complementar minha matéria? Pois a foi a comparação mais completa que achei.
    Gostaria de saber se confirma a publicação dessa matéria e qual cidade vc pertence?

    Muito obrigada.

  2. Apple é um lixo, uma empresa sem credibilidade e sem qualidade.

    Isso ai, vamos pegar os pontos negativos da apple e comparar com o Magnifico, explendigo, top, light, foreve plus do android.

    Tem uma loja que vende galaxy amigão? ¬¬’

  3. Boa noite Fernando. Meu nome é Edson, sou de Sorocaba-sp. Estou prestes a comprar um aparelho e minha dúvida é, se compro ios ou android. Pelo que li, o android tem mais adeptos que o ios. As unicas coisas que desabonam o android são o fato de travar muito e parecer que sua bateria dura menos. Vc pode confirmar isso pra mim? Obrigado.

Deixe uma resposta