Downloads da Play Store do Google ultrapassam em 10% os downloads da Apple Apps Store

Por -

O Android está crescendo no ranking dos números neste trimestre, dando motivos de preocupação à Apple. Segundo o índice App Annie, no segundo trimestre de 2013, a loja de aplicativos do Google superou em 10% o número de downloads da loja de aplicativos da Apple, mostrando que o Android está solidificando sua presença nos mercados emergentes.

app-annie-index

O índice App Annie faz uma análise por trimestre das duas lojas de aplicativos em relação ao número de downloads e o retorno financeiro baseado no país e na categoria dos aplicativos. Em relação aos países, é interessante notar que Índia, Rússia e o Brasil estão entre os 5 países que mais realizam downloads na Google Play. Somando os 5 países no topo da lista, eles respondem por 1/3 de todos os downloads mundiais no segundo trimestre de 2013. Isto mostra a importância do Android nos mercados emergentes.

Em termos de aplicativos, a categoria de jogos é a mais baixada, tanto na PlayStore e na AppStore, representando quase 40% nas duas plataformas. O mais interessante, entretanto, é o fato dos jogos responderem por 80% de todo o retorno financeiro da loja do Google, comparado com 75% na loja da Apple.

app-annie-index

Mas nem tudo é um mar de rosas para o Android. Uma área que os aplicativos do iOS ainda bate os do Android é na quesito monetização. O índice App Annie mostra que os aplicativos na AppStore geram duas vezes mais renda do que na PlayStore. Talvez seja pelo fato da fragmentação ou da pirataria, ou ainda, da menor renda dos usuários nos países emergentes, mas a verdade é que essa diferença vem diminuindo ano a ano, e o Android está gerando cada vez mais resultados para os desenvolvedores da plataforma aberta do Google.

Fonte: AndroidCommunity

 

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder's Scrolls.