A diferença entre Antivírus e Firewall

Por -

Entenda melhor a função de cada um destes sistemas de proteção para computadores

É muito comum as pessoas confundirem a ação do Firewall com a do Antivírus, por isso, a especialista em infraestrutura de TI e diretora geral da IT Line Technology, Sylvia Cristine Bellio, criou uma analogia que ajuda a compreender melhor qual o papel destes programas na defesa do seu computador:

Firewall, o porteiro

O Firewall é um programa ou um equipamento que tem a função de fazer uma barreira de proteção para filtrar o acesso de uma conexão ao sistema. Fazendo uma analogia, é como se fosse o porteiro de um prédio que vai identificar de onde vem e quem é a pessoa que quer acessar o condomínio. E assim como o porteiro, o Firewall, deve barrar o acesso de um usuário externo mal-intencionado (vírus) que deseja invadir o seu sistema de computadores (rede).

Antivírus, o zelador

O Antivírus, é um software que faz a varredura dos arquivos ou e-mails que já estão no computador ou na rede para verificar se contêm algum tipo de malefício que possa causar danos e os excluí do sistema.

Seguindo a mesma analogia, seria compatível com o zelador que fiscaliza se há uma pessoa mal-intencionada que já se encontra dentro de prédio e está causando prejuízos para o condomínio e precisa ser expulso.  Do mesmo modo que o zelador, é responsável por fiscalizar e solucionar os problemas que já estão instalados no local, o antivírus é responsável por cuidar dos vírus que já estão instalados dentro dos arquivos ou e-mails do computador e precisam ser deletados.

“Antivírus e Firewall são complementares, o Firewall bloqueia a entrada do vírus e o Antivírus localiza e exclui os vírus que conseguiram furar a barreira e entraram no computador”, conclui Sylvia.

Vale ressaltar que é importante comprar e utilizar somente softwares originais / legalizados para evitar ações maliciosas.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta