CES 2019 – notícias e comentários

Abertura de palestras do evento de 2019

Para quem não sabe a International Consumer Electronics Show (CES),ou Exposição Internacional de Eletrônicos de Consumo, é uma feira realizada anualmente no mês de janeiro em Las Vegas, que mostra ao comércio produtos que estão em desenvolvimento, protótipos, ou o que o mercado pode esperar de lançamento para o ano.

Vou falar aqui o que fui lendo dos demais veículos que estavam cobrindo o evento, inclusive destaco dois amigos que estavam na CES e podem falar com maior propriedade o ShowmeTech e o Tudo Celular. Por ser um evento para consumidor temos os grandes nomes do mercado da tecnologia como Intel, LG, Samsung, Sony e outras, nos informando sobre o que veremos ou não ao longo de 2019.

Pimax’s ‘8K’ ultra-wide o nome engana pois ele não entrega 8k mas sim 4k em imagem
Pimax’s ‘8K’ ultra-wide o nome engana pois ele não entrega 8k mas sim 4k em imagem

Como eu não estava lá aqui está minha escolha dos melhores novidades da CES. Para começar o mercado de Realidade Virtual, tiveram novidade com os novos anúncios de óculos da HTC, Oculus e Pimax que ainda são caros custando 899 no Pimax 8k

Mercedes-Benz Garmin Vivoactive 3
Mercedes-Benz Garmin Vivoactive 3

Também temos wearables, ou vestíveis se você preferir. Como era de se esperar quando falamos em relógios os fabricantes seguiram a Apple e começaram a adicionar o monitor de EGG, um monitor de eletrocardiograma para ficar mais simples, isso significa que você pode usar o wearable para sinalizar problemas em potencial, embora você também precise de um diagnóstico oficial.

Michael Kors Access Sofie 2.0
Michael Kors Access Sofie 2.0

Aqui eu destaco dois dos meus favoritos wearables em forma de relógio, um pela tecnologia e outro pela marca. O primeiro Mercedes-Benz Garmin Vivoactive 3, um smartwatch que faz interface com o seu carro, claro que Mercedes, para dizer como você está estressado, essa interação permite ao motorista escolher rotas “menos estressantes” no painel de navegação ou ativar a música suave nos alto-falantes, ou dependendo do seu Mercedes quem sabe até ativar a massagem do banco. E porque é um dos meus favoritos ? Como o nome sugere, este é um Garmin, uma marca já bem conhecida quando se fala em atividades esportivas e o Vivoactive 3 não é diferente pois alem de medir a sua atividade física ainda conta com notificações inteligentes, GPS com riqueza de recursos de rastreamento de esportes.

Com foco mais no mercado de luxo eu destaco o Michael Kors Access Sofie 2.0, que virá nas cores prata, ouro, ouro rosa e prata com detalhes em ouro. Deixando a marca de lado o segundo ponto da minha escolha é por ele usar Wear OS que nada mais é do que o Android ou o sistema operacional da Google em seu relógio, por isso da minha escolha. Da mesma forma que outras versões com Wear Os o Sofie vem com GPS, NFC (para pagamentos móveis) e monitoramento da frequência cardíaca.

Sphero Specdrums

Como eu disse eu estava na sessão wearables, e ai temos o Specdrums um anel que permite que você faça músicas, o anel detecta a cor em que você está tocando e libera o som. Por meio do aplicativo conectado, é possível alternar entre diferentes instrumentos, e você pode até mesmo criar suas próprias superfícies coloridas

Outro destaque para mim foi o tênis da E-vone, capazes de detectar quando o usuário cai e então envia um SMS com a localização para algum contato de confiança. Dentro do calçado há um chip GSM incorporado ao calçado e o que é mais interessante ele é configurado via aplicação web e não a um smartphone, esse eu nem espero chegar por aqui pois eles tem sistema de assinatura com a operadora na Europa.

Como é um evento de eletrônicos de consumo não podemos esquecer de falar de notebooks como era de se esperar. Logo de cara tivemos a ASUS para apresentar sua linha 2019, que apresentou dois novos ZenBooks, um StudioBook e três devices da linha VivoBook. Além é claro da linha  Republic of Gamers.

A LG por sua vez trouxe LG gram 17 ultrafino, com sua tela de 17 polegadas em 16:10 com resolução “2K” de 2.560 x 1.600 munido de processaor Intel Core i7 Whiskey Lake, 16GB de RAM, Thunderbolt 3, armazenamento SSD e até mesmo portas como um leitor microSD que laptops mais grossos não incluem .

Samsung Flash.
Samsung Flash

A Samsung apresentou por outro lado o Samsung Flash, um note com um processador Intel Celeron N4000, suporte de 4 GB de memória e um flash drive de 64 GB eMMC custando $349 algo bem atrativo. Vale lembrar que esse modelo não é para quem quer editar vídeos ou mesmo fazer produções em imagens, mas sim autonomia de bateria e em apresentações ou mesmo navegar na Internet.

Por último meu destaque em notebooks fica a Dell, antigamente como notebook gamer e agora notebook de produtividade o Alienware Area-51m, ele virá com a 9ª geração de processador Intel, o Core i7-8700 hexa-core, gráficos Nvidia GeForce RTX 2060, um disco rígido de 1TB com um SSD de 8GB para uma inicialização mais rápida e 8GB de memória DDR4 a 2.400MHz atrás de 17,3 polegadas Exibição Full HD (1.920 x 1.080) a uma taxa de atualização de 60Hz.

A expansão da Bixby, a plataforma de inteligência da Samsung
A expansão da Bixby, a plataforma de inteligência da Samsung

Como eu disse a Samsung estava no evento, não para falar do que o mercado de celular mais espera o Samsung Galaxy S10, claro que falaram, falaram quando ele será lançado. Afinal 2019 é o 50º aniversário da Samsung Electronics e a empresa quer apresentar muitas novidades, impulsionada pela Internet das Coisas e as redes 5G.

Convite do evento da Samsung sobre Galaxy S10
Convite do evento da Samsung sobre Galaxy S10

A empresa anunciou que a inteligência da Bixby, chegará a todos os seus dispositivos, mas por horas a linha Premium como TVs QLED e UHD Premium de 2019, além de eletrodomésticos inteligentes como refrigeradores, lavadoras, aparelhos de ar-condicionado, dispositivos móveis, alto-falantes com inteligência artificial e muito mais. Além disso, a Bixby está se expandindo para novas plataformas de Cockpit Digital e robótica.

Falando em TV, a Samsung revelou sua QLED 8K de 98” – a maior até o momento que virá com um chip Quantum Processor 8K, a tecnologia proprietária baseada em inteligência artificial da Samsung pode reconhecer e melhorar qualquer conteúdo para próximo da qualidade do 8K, independentemente da resolução nativa. Esta é a TV mais inteligente e poderosa da Samsung até o momento. Alem de contar com o Family Hub e com a nova Bixby que permite que os usuários interajam em linguagem natural.

A LG também não ficou de fora no segmento de TV e apresentou o seu modelo 8k, flexível que se retrai para dentro da sua própria caixa de som, o modelo virá com o processador Alpha 9 de segunda geração, que será capaz de promover upscale de conteúdos para entregar uma boa experiência. A TV também faz parte da linha ThinQ que integra com serviço de voz capaz de reconhecer o usuário em linguagem natural e comunicação com o Google Assistente e com a Alexia e outros dispositivos da casa.

Já a Sony também apresentou uma TV 8K de 98 polegadas, o modelo Z9G, mas diferente nadando um pouco contra a maré ela traz painel LCD convencional. Ela rodará Android TV e também chegará no mercado no tamanho de 85 polegadas, trazendo um modo otimizado para Netflix que aprimora o conteúdo da plataforma para 8K.

Ouvimos muito sobre smartphones dobráveis ​​durante 2018, pela Samsung e pela Huawei. No entanto, quem realmente foi lá e fez foi a Royole FlexPai, que fez o primeiro telefone dobrável do mundo que você pode realmente comprar, com um display AMOLED de 7,8 polegadas, 1920 x 1440 que você pode dobrar como um livro. Embora os aplicativos não estejam otimizados para trabalhar no device a empresa foi destaque na CES por apresentar um dispositivo funcional com tela dobrável.

Ele roda o Water OS 1.0, que é baseado no Android Pie, virá com Snapdragon da série 8 da Qualcomm e está disponível com 8GB de RAM e 128GB ou 256GB de armazenamento, que pode ser expandido através do slot para cartão microSD, o preço da novidade é a mesma de um iPhone

Bom como eu disse o CES é um evento enorme, tentei aqui dar um resumo dos grandes lançamentos, certeza que muitos nem devem chegar ao Brasil principalmente devido a custos, mas é bom saber um pouco de tudo o que rolou no evento.