Campus Party 2016 #CPBr9

Por -

O que é e como foi a 9ª edição do evento

Campus Party Brasil é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Nela são tratados os mais diversos temas relacionados à Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. As edições já realizadas no Brasil ocorreram a partir de 2008 na cidade de São Paulo, e em Recife a partir de 2012. E toda edição recebe um nome reduzido e o número da sua edição, esse ano foi a CPBr9, C de Campus, P de Party, Br de Brasil e 9 de 9ª edição de São Paulo. Esse ano a CPBr veio com o tema Feel The Future ou Sinta o Futuro ou Antecipando o Futuro como preferir.

Entrada na CPBr

Entrada na CPBr

 

Para organizar e facilitar a participação das pessoas, o evento é divido em quatro Zonas principais: Inovação, Criatividade, Ciência e Entretenimento Digital. Dentro das Zonas, são encontradas as Áreas de Conteúdos onde ocorrem efetivamente as atividades programadas.

Vista do restaurante da área de eventos destinada a CPBr

Vista do restaurante da área de eventos destinada a CPBr

A circulação dos campuseiros, como são conhecidos os participantes do evento, é livre entre estes espaços. Cada uma das Áreas de Conteúdos conta com um assessor e uma equipe responsável por organizar palestras, debates, competições e outras atividades relacionadas a tecnologia.

Palco Feel The Future da #CPBr9

Palco Feel The Future da #CPBr9

Graças a equipe da CPBr o Inteligência Móvel esteve por lá para tentar conferir  os destaques entre as 700 horas de conteúdos. Alem das áreas de conteúdos existem também as áreas de livre acesso onde se podia testar diversos simuladores e ver as apresentações de projetos universitários, um espaço Startup & Makers onde 300 startups puderam apresentar seus produtos e serviços, a área de camping e a Arena, onde se encontravam stands de patrocinadores, mesas de trabalho com exposição de casemods, palcos para palestras e espaços para workshops.

A participação das mulheres tem crescido a cada edição da CPBr

A participação das mulheres tem crescido a cada edição da CPBr

Por mais que você tente você não conseguirá fazer 100% da CPBr, pois dependendo da sua área de interesse podem ocorrer palestras em horários conflitantes. Mas pensando nisso a galera da CPBr tem uma conta no Youtube e transmite e também disponibiliza após o evento a maioria dos vídeo no YouTube da Campus Party.

Você achou que é pouco ? Não é só de palestra vive um campuseiro, há também os workshops. Eles que permitem ao campuseiro por a mão na massa e aprender ou até mesmo conhecer quem conhece muito do assunto.

Alguns workshops desse anos foram:

Montando seu braço robótico

Nesse workshop, você campuseiro, montava o seu braço robótico.

Oficina de Robótica Crafter

Nessa oficina você vai montar um robô capaz de seguir linhas, desviar de obstáculos e perceber objetos em um ambiente. Também irá trabalhar a montagem de sensores e atuadores com uma placa tipo Arduíno, programação de software básico para receber informações de sensores e atuar nos motores e software de Inteligência Artificial.

Colhendo Energia e Performance

Nesta oficina você vai desenvolver um Arduino energeticamente Auto-Suficiente

Com o Arduino mais potente que acaba de entrar no mercado e o EH01, Chip brasileiro para gerenciamento de coleta de energia, um painel solar e uma célula de bateria Lipo o sistema será capaz de suprir sua própria energia e ainda alimentar sistemas externos como motores e sensores.

Montagem de Próteses de Mão Feitas por Impressão 3D

Já pensou um aprender passo a passo como montar próteses em ritmo de maratona? Prepare-se para trabalhar com  peças impressas em ABS para a construção da prótese.

Como fazer seu óculos de realidade virtual Beenoculus e criar games

Nesse workshop você campuseiro poderá montar o equipamento brasileiro Beenoculus e desenvolver, com suporte Unity, uma demo de um game em realidade virtual. São SESSENTA vagas para os gamemaníacos produzir o seu óculos.

Como desenvolver Wearables

Descubra como criar gadgets high tech vestíveis, tanto na sua roupa quanto nos seus acessórios. São 60 vagas para quem quer desenvolver os melhores equipamentos eletrônicos que podem ser fixados em seu corpo.

Cada ano e cada CPBr é uma novidade ou algo diferente, esse ano inclusive tivemos o primeiro casamento na CPBr, os campineiros Maria Raquel e Gabriel Rodrigues Soares, de 18 anos, decidiram casar durante a viagem. O que era para ser uma brincadeira de campuseiros, tomou um rumo inesperado, que envolveu até mesmo a organização oficial do evento.

O YouTuber Tavião, do canal Rolê Gourmet , o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia foram padrinhos. Quem conduziu a cerimônia foi Alexandre Ottoni, do blog Jovem Nerd. Que acompanhou a noiva até o altar não foi o pai, mas um homem com um capacete do personagem de Guerra nas Estrelas, Darth Vader.

A CPBr vai muito além do trivial dos eventos de tecnologia, é na verdade um evento para se socializar, conhecer pessoas, fazer novos amigos, aumentar networking, jogar e interagir com pessoas com gostos e interesses em comum. oooôôôôooo (tradicional grito da Campus Party). E nenhuma CPBr é igual a outra, cada uma tem seus eventos, seus acontecimentos e seus desafios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta