Caiu na água. O que fazer?

Por -

O ANDRÉ BAZAGLIA do blog iPod School postou uma matéria falando sobre água no iPhone, e por ser algo muito bom resolvi reproduzir aqui no Inteligência Móvel. Obrigado André, se quiser ver a matéria original, vocês pode ler aqui.

Quem tem um smartphone ou mesmo um telefone, já sofreu com quedas, piores ainda é quando eles caem dentro da água ou mesmo derrubam líquidos em seus aparelhos. Bebidas, águas ou até um inusitado mergulho na piscina, para não dizer privadas. A água — e outros líquidos — contém minerais que estimulam a oxidação. No caso específico da água, o oxigênio de sua composição química reage com componentes do celular, criando pontos oxidados em cima da placa.

Na matéria do André ele falou somente para iPhone, mas a regra se aplica a quase todos os dispositivos, mas os que não removem a bateria sempre sofrem mais.

iPhone no arroz para tirar a umidade

iPhone no arroz para tirar a umidade

1) Desligue-o imediatamente.

Assim que o aparelho entrar em contato com a água, desligue-o imediatamente. E não tente ligá-lo em seguida, esse é o mal de todo o usuário tentar ligar ou ver o quanto comprometeu. Leve esta etapa a sério e controle a sua ansiedade. Acredite: tentar ligar o celular constantemente pode destruir suas chances de recuperação, em outras palavras, quer ter alguma chance de ter seu “brinquedo de volta” “NÃO LIGUE”.

2) Enxugue-o com as ferramentas certas

A próximo ERRO que todo proprietário pensa é vou usar o secador de cabelo ou sol. Não pelo amor de Deus, fuja da mistura você aprendeu na escola que é condensação ou evaporação é quando a água é aquecida e vira vapor logo sim meus queridos é isso que vai acontecer se você aquecer. Quer secar infelizmente é use um pano, se você tiver as ferramentas para abrir seu smartphone, faça isso com cuidado e um pouco de conhecimento para não danificar ainda mais e seque-o internamente.

Se quiser usar algum produto químico você usar uma solução de álcool isopropílico 99%, molhe uma microfibra sem fiapos e use-a para limpar as placas internas dentro do seu equipamento.

alcool isopropilico iphone iPhone caiu na água. O que fazer?

Álcool isopropílico: uma ótima opção para se prevenir com antecedência a um possível acidente. Se você manuseia ferramentas e montagem de componentes bem, mergulhar a placa lógica no álcool e usá-lo para limpar ourtos componentes eleva as chances de recuperação para praticamente 100%. O álcool remove os minerais corrosivos e oxidantes da água, porem como toda solução deve ser administrada com cuidado.

3) Mergulhe-o no arroz

Não é lenda encha um saco plástico de arroz, coloque seu equipamento dentro e lacre-o deixando o mínimo possível de ar dentro do saco. O arroz é higroscópico, e tem a capacidade de absorver a umidade do ar. Mas se você abriu, esqueça essa etapa.

4) Os três dias mais longos do ano

Após passados três dias, é hora de tirar o seu smartphone do saco de arroz e ligá-lo. Caso você tenha optado por deixar  secar por completo fora do saco de arroz, seguindo as sugestões opcionais das etapas 2 e 3, também é a hora de ligá-lo. Somente prossiga se você sentir que o aparelho de fato está seco. Se houverem indícios que ele ainda está molhado, espere mais algumas horas — ou mais um dia.

Após seguir este guia por completo, arrisco que as chances de recuperar seu dispositivo danificado por água seja de cerca de 95%. Uma observação que já tive o desprazer de conhecer também são alguns técnicos que resolvem abrir e mandar ver em uma escova com o álcool isopropílico isso é ruim pois as vezes pode romper alguns circuitos e ai também é perda total do equipamento, então muito cuidado onde leva o seu equipamento.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta