Traduzir
Rafael Mota 22 de novembro de 2016

Basta um vídeo pequeno de 5 segundo corrompido trava iPhone

iphone_itunes_bricked_reboot-0-0

Não adianta, basta surgir uma atualização do iOS ou do Android para a galera começar a buscar formas de invadir o sistema ou achar novo bug. E para variar no iOS 10 foi descoberto um novo problema, uma falha até grave pois com um simples vídeo de 5 segundo é possível por congelar (travar) completamente o iPhone.

O bug que atinge simplesmente *todos* os iPhones, desde o iOS 5 até a última versão do sistema (iOS 10.2 beta 3). O problema ocorre quando o celular recebe um vídeo específico de cinco segundos via link e o reproduz usando o player nativo do sistema operacional móvel da Apple, o seu iPhone continuará funcionando mas, depois de um tempo, começará a ficar tão lento que é impossível utilizá-lo — até o momento em que ele congela completamente. A partir daí nenhum toque na tela é reconhecido e nem mesmo os botões Home e de energia têm efeito sobre o aparelho.

Esse não é o primeiro bug no iOS capaz de congelar o sistema. O mesmo já aconteceu antes, quando o iPhone recebia um texto específico escrito em árabe. Naquela ocasião, a falha só foi solucionada quando a Apple liberou uma nova versão do iOS com a correção.

Até agora, não foi encontrada uma ameaça real no vídeo, também não há uma correção de software que impeça o iPhone de congelar. A recomendação, por enquanto, é não abrir links de vídeos recebidos por mensageiros como o WhatsApp e o iMessage. Caso você caia no “golpe do link” e o iPhone apresente o defeito, a única solução será dar um reset forçado no dispositivo. Basta segurar os botões Home e de energia simultaneamente por alguns segundos.

Confira o vídeo do The Verge demonstrando a falha: