Bateria do smartphone como dar uma vida mais longa

Por -

Algumas dicas que podem ajudar a duração da bateria do seu smartphone

Sem dúvida 99,9% dos donos de smartphones querem uma duração de bateria cada vez maior em seus smartphones, porem bastou tirar da tomada que já aparece lá 99,98,97 e por ai vai! E claro que, com o passar do tempo, o ciclo de vida da bateria diminui de maneira inevitável. Mas tem algumas dicas que podemos fazer para tentar retardar essa queda de energia.

Vamos a algumas dicas que fui juntando ao longo do tempo, mas lembrando sempre  que pode existir ai uma variação, afinal todo dia sai algo novo que podemos fazer para melhorar.

1ª dica) não deixe o smartphone carregando por mais de 8-10 horas. É melhor efetuar um carregamento quando a bateria estiver com 20%, fazendo mais recargas curtas do que uma muito longa.

2ª dica) não use 100% da bateria, recarregue quando ela já estiver a 20%. Essa dica meio que é igual a primeira, afinal hoje as baterias não tem mais efeito memória, então não se preocupe com isso de recarregar mesmo tendo energia. Você já deve ter notado que quando o smartphone está com 5% ou menos ele desliga falando que não tem carga, isso é para segurança dos seus dados, então pode recarregar antes também. Fora que o lítio, usado nas baterias, desgasta-se ao chegar nos extremos.

3ª dica) use apenas carregadores oficiais. Você até pode carregar usando um modelo  não oficiais ou marca diferente do dispositivo, porem vai demorar mais do que os oficiais e isso pode tomar o seu tempo. Agora fuja completamente dos modelos piratas (aquele sem marca nenhuma) pois descumprem normas de segurança além de eu já ter visto modelos que não recarregavam mas só diziam que estava.

4ª dica) modo avisão carrega mais rápido. Sim, como o modo avião desconecta todas as redes (2G,3G, 4G, bluetooth e Wi-Fi), ele ganha 1 minuto de carga a mais do que com ele ligado, não acho tanta vantagem mas sim é algo a ser considerado.

5ª dica) não recarregue seu smartphone no sol ou com outra fonte de calor próxima. Assim como a primeira dica, gera sobrecarga de energia no smartphone e acaba diminuindo a vida útil além é claro daquele dano básico de estufar ou até pegar foto por calor.

6ª dica) desative apps gastões de energia, no Android vá em Configurações >> Bateria >> Uso da bateria. Já no iOS vá em Ajustes >> Bateria >> Uso da bateria. Aqui dá para ter uma idéia de aplicativo que está roubando energia. Se você não está usando esses aplicativos tanto assim remova, pois ele está roubando energia do seu precioso.

7ª dica) uso do GPS. Alguns aplicativos mantém o GPS funcionando para acessar sua localização. Dá para desligar isso, no Android vá em  Configurações >> Privacidade >> Localização. Já no iOS o trabalho é um pouco maior porque é por aplicativo vá em Ajustes >> no final tem uma lista de aplicativos que estão instalados >> clique no aplicativo e ele irá mostrar se usa localização >> selecione o que realmente o aplicativo pode fazer se é usar sempre, nunca ou somente quando o aplicativo é aberto.

8ª dica) modo de economia de bateria. Essa todos smartphone já pergunta ao ser configurado da primeira vez, mas vai que você não fez isso, então ative que dá uma vidinha extra vai! No Android. Configurações >> Bateria >> economia de energia. Já no iOS o trabalho é um pouco maior porque é por aplicativo vá em Ajustes >> Bateria >> Modo de Pouca Energia, no iOS ele pergunta quando chega a 20% se quer ativar, então menos ruim.

9ª dica) desligue o brilho automático. Como ele usa sensores para saber se a tela fica mais brilhante ou menos brilhante consome energia, então desligue isso. No Android Configurações >> Tela >> Brilho. Já no iOS Ajustes >> Tela e Brilho >> Brilho Automático

10ª dica) tempo de bloqueio de tela. Essa dica é a mesma do brilho, quanto mais tempo de tela ligada mais bateria você está gastando, então 30 segundos é um tempo de inatividade de uso ideal para seu smartphone, para ajudar no Android Configurações >> Tela >> Modo de repouso. Já no iOS Ajustes >> Tela e Brilho >> Bloqueio automático.

 

Essas são algumas dicas que uso, para o meu smartphone particular, e consigo viver o dia bem. Nos de testes as regras são bem diferentes pois tento simular a verdade de consumidor que não tem tempo ou nem se preocupa em fazer esses ajustes.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta