Apple deve apresentar nova linha de iPads nesta quinta-feira

A Apple deve apresentar nesta quinta-feira, em sua sede na cidade de Cupertino, na Califórnia, os novos modelos do iPad e do iPad Mini, duas versões do tablet da marca. Os modelos, que são chamados informalmente por iPad Air 2 e iPad Mini 3, devem chegar às lojas a tempo para a temporada de compras de Natal. O evento começa às 14h (horário de Brasília) e vai contar com cobertura ao vivo do site de VEJA. Além dos iPads, a companhia pode renovar a linha de computadores.

ipad-dourado-size-598O lançamento acontece um dia após a Apple vazar, com antecedência, fotos dos novos tablets. As imagens foram publicadas pela empresa em um tutorial do iOS 8 disponibilizado na loja virtual iTunes Store. O vazamento revelou que os iPads devem sofrer poucas alterações no design, mas receberão recursos com o sensor de digitais presente no iPhone 6 e 6 Plus. Outras especificações técnicas não foram divulgadas. É a primeira vez que a Apple revela imagens de seus produtos antes do lançamento, mesmo que por engano.

Os novos iPads serão mostrados pela primeira vez cerca de um mês após o lançamento do iPhone 6 e 6 Plus, nova geração dos smartphones da Apple. Ao contrário da apresentação grandiosa, realizada no início de setembro no Flint Center for the Performing Arts, em Cupertino, o evento desta quinta-feira deve ser mais modesto. A revelação dos novos produtos será realizada na própria sede da Apple, também em Cupertino.

Tablets – Os sucessores do iPad Air, tablet com tela de 9,7 polegadas, e do iPad Mini com tela Retina, de 7,9 polegadas, não devem apresentar mudanças de design. A empresa pode oferecer os novos produtos também na cor dourada. Entre as novidades estará a atualização do processador para o A8, que já equipa o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. Há rumores de que a Apple anuncie um terceiro modelo do iPad, com tela de 12,9 polegadas, para uso corporativo.

O evento desta quinta-feira também deve apresentar novidades na linha de computadores. A expectativa é que a Apple finalmente anuncie uma nova versão do iMac e do Macbook Air com tela Retina, a mesma utilizada nos atuais modelos do iPad. Os produtos devem receber novas gerações de chips da Intel, o que vai aumentar a capacidade de processamento das máquinas. A Apple não confirma as informações.

Mercado – A Apple enfrenta dificuldades para manter em alta o interesse dos consumidores pelo iPad e iPad Mini, uma vez que é possível encontrar no mercado centenas de outros modelos de tablets com sistema operacional Android e preço significativamente mais baixo. De acordo com a consultoria Gartner, a venda de tablets deve crescer 11% em 2014, após ter aumentado em 55% ao longo de 2013. As vendas de smartphones, por outro lado, continuam a crescer.

De acordo com informações oficiais da Apple, que inaugurou a categoria de tablets com o lançamento da primeira geração do iPad há quatro anos, a venda de tablets da marca cai há dois trimestres consecutivos. Os investidores permanecem focados no sucesso do iPhone, que é o maior gerador de receita para a Apple. Contudo, uma queda prolongada nas vendas do iPad pode colocar em risco cerca de 15% da receita da empresa de Cupertino.

(Com agência Reuters)

Via VidaDigital@VEJA