AOC Agon, a linha gamer da AOC – Analise Completa/Review

Por -

AOC Agon conta com Monitor, Teclado e Mouse para Gamers

Gamer que é gamer gosta de investir não só em máquina mas nesse trio monitor, teclado e mouse. O PC é importante, e muitos trocam constante, mas o monitor, teclado e mouse é algo que o gamer tende a ficar mais tempo e inclusive realizar adaptação ao seu estilo de jogo.

Mirando nesse publico a AOC me emprestou a linha AOC Agon, essa linha é especializada para o público gamer. As novidades contemplam um novo monitor curvo, um teclado mecânico e um mouse para quem deseja jogar e literalmente mesmo que não gosta pira com o trio.

Primeiro vou falar das máquinas que usei para esse review. A primeira foi o meu desktop em casa que não é um PC gamer e sim uma estação de trabalho básica que conta com um Core 2 Duo e 6 GB de RAM. A segunda foi a que mais tempo ficou conectado ao trio é meu MacBook Pro 2011 com 8 GB de RAM e Intel i7 extreme. Como eu disse essas máquinas são de trabalho, jogos nela são mais para passar o tempo do que profissionalmente, isso não impactou no review mas pode vir a fazer diferença para algumas pessoas.

Agon AG322FCX conta com uma curva de 178º e com o tamanho de 32” widescreen

Agon AG322FCX conta com uma curva de 178º e com o tamanho de 32” widescreen

Vou começar falando no que para mim é o carro chefe, o monitor, tem um design e o acabamento sofisticado, além de efeitos de luz. Com uma tela curva de 178º e com o tamanho de 32” widescreen, o monitor Agon AG322FCX é capaz de entregar imagens com resolução Full HD e taxa de frequência de 144 Hz, inibindo o efeito blur que muitas vezes atrapalha em jogos que necessitam de maior estabilidade de imagem, como FPS. Isso porque ele conta com uma tecnologia da AMD chamada de FreeSync, que sincroniza a sua GPU ao aparelho, evitando o efeito Frame Tearing. A AOC colocou leds na parte traseira e inferior do monitor, os leds podem ser configurados para usar azul, vermelho ou verde, com 3 níveis de intensidade. Há também a opção para desligar todos os leds. Como estamos falando de gamer temos que pensar que a maioria usa fones de ouvido, e a AOC colocou um suporte na lateral direita do monitor para pendurar o seu acessório.

Entradas na parte de baixo do Monitor

Entradas na parte de baixo do Monitor

Além da tela curva o monitor ainda traz conectores que ficam localizados na parte de baixo da tela tendo 1x DVI-D dual link, HDMI 1.4, Displayport 1.2 e VGA. Há também um conector P2 de fone de ouvido e o conector da fonte de alimentação que é externa. A fonte é bivolt e o monitor acompanha apenas um cabo Displayport de 1.8 metros. A tela tem ajuste de inclinação, aqui um mi mi mi meu poderia ter um ajuste de altura, ajuda muito isso.

A tela do AGON garante bons ângulos de visão horizontal e vertical, porem senti dor de cabeça a usar uma tela tão grande por muitas horas, talvez por não estar acostumado. A  imagem é limpa e as cores são bem definidas com preto e contraste notáveis, mesmo você usando no escuro total não tem aquela cor “lavada” que você costuma ver me monitores mais simples.

As funções do monitor são acionadas por um stick localizado na parte inferior do monitor, ele é acionado ao apertar levemente o stick e as funções podem ser acessadas movendo-o na direção desejada, isso ajuda bastante pois as vezes abrir o menu para entrar em uma função é um pouco desconfortável.

Agon AG322FCX na traseira também tem os LEDs e também o suporte para fone de ouvido

Agon AG322FCX na traseira também tem os LEDs e também o suporte para fone de ouvido

Tela jogando CS, consegue ter uma boa visualização das cores.

Tela jogando CS, consegue ter uma boa visualização das cores.

Opções de controle na parte de baixo do monitor

Opções de controle na parte de baixo do monitor

Configuração de uso das portas do monitor

Configuração de uso das portas do monitor

Não posso ir a fundo com gamers pois as duas máquinas que testei não entregavam a verdadeira experiência gamer a primeira máquina que usei foi um core 2 duo com windows 10 e 4GB de ram e a outra que usei com o esse monitor foi, joguei Counter Strike, Doom, Leage of Legend e Brawlhalla. Para jogos nem preciso falar que é fantástico, jogar Counter Strike e Doom chegam a ser ignorantes isso porque você consegue ter maior visibilidades e as cores ficam bem mais visíveis fora que ler o chat de kills é bem melhor as letras ficam grandes. Para os jogadores de Leage of Legend (LOL) meu velho isso é lindo, tem espaço de sobra, eu jogava em um monitor de 20” mudar para 32” curvo mostrou vindas de inimigos que eu nunca via, e o melhor não ter que ficar rolando a tela para ver tudo é muito mas muito bom. Brawlhalla também ficou muito bom me mostrou muito mais, inclusive para o chat com a galera durante o game.

O monitor não foi somente para jogos usei para ver filmes, editar conteúdos, programar, também editar imagem. Vamos a essas experiências agora. Para quem programa o Agon AG322FCX é fantástico pois com ele eu tive uma experiência melhor do que a que eu tenho programando com dois monitores de 20”. Ver conteúdos como YouTube, sites, RSS e também conversar com os amigos em 32” é ótimo como eu disse ele elimina a necessidade de ter que usar dois monitores quase completamente, fora a imersão para ver vídeos que tudo de bom. Bom nem tudo são flores agora vou falar do que me deu dor de cabeça, que é editar fotos e filmes, bom todos sabem que tenho meu canal no YouTube e com isso você sempre precisa de editar um vídeo montar um tumb de entrada ou até mesmo fazer uma montagenzinha no Photoshop ou PixelMator, aqui as minhas flores deram uma murchada, o fato da tela ser curva me incomodava nas laterais quando eu deixava ali o material que ia trabalhar o mesmo na edição do vídeo, o Final Cut dava uma “distorcida” e isso incomoda e muito. É ruim ?  Não mas senti desconforto, para corrigir isso eu diminuir a tela do programa que estava usando deixando centralizado no meio da curva, assim não sentia tanto desconforto.

O preço do monitor é de R$ 2.499,99.

Vamos falar agora do teclado mecânico, o teclado da linha Agon (AGK01/D), conta com acabamento em alumínio e detalhes em vermelho, além de teclas mecânicas, cabo trançado e porta Golden USB, com velcro, um de seus pontos mais fortes o design bem agressivo e de jogador “bravo”. Acho que o grande destaque deste teclado mecânico fica para a customização de luzes emitidas pelas suas teclas, uma vez que dá para ter seis tons diferentes e 18 modos personalizados, o jogador pode escolher a melhor configuração de uso. Tenho a dizer que essa customização achei bem estranho configurar cores e teclas, sim as teclas são programáveis a 6 modos diferentes podendo inclusive inibir outras teclas para não atrapalhar durante os jogos.

Teclas customizadas para jogo, ignora o teclado inteiro.

Teclas customizadas para jogo, ignora o teclado inteiro.

O teclado é considerado full-size, ou seja, possui o teclado numérico e teclas de setas separadas na mesma base. Infelizmente, esse teclado não é ABNT, sim ele é importado e é encontrado apenas no layout americano, ou seja ele não possui “Ç” , aqui um ótimo ponto para mim que uso mais Apple para trabalhar, pois ele se adaptou perfeitamente, no Windows foi uma questão de ajuste de teclado, mas nada que um consumidor padrão não possa fazer. Mas porque isso de não ser ABNT, isso envolve mudança dos padrões de fabricação, quantidade mínima no pedido e mudanças na fabricação para atender ao Brasil, volto a dizer isso não impede o uso do teclado, apenas requer uma configuração no sistema operacional para usar normalmente.

Os pés do teclado não possuem nada demais, eles são firmes e não aparentam nenhuma fragilidade, também são bastante aderentes em qualquer superfície, garantindo uma segurança considerável para a posição que você o deixar na mesa.

A maioria dos teclados gamer costuma vir com software para configurações, aqui começa o meu mi mi mi, primeiro dentro da caixa não veio nenhuma referência a esse software então a configuração não foi fácil foi preciso entrar no site a AOC e baixar, como gamer eu sabia que havia esse software, algo que talvez faça falta ao consumidor final. Segundo ponto o manual que veio estava em chinês, e nem com o Google tradutor eu consegui solucionar essa charada, mas ok não perdi a experiência e por fim quando consegui fazer as configurações do teclado descubro que elas são exclusivas para Windows, tá bom eu sei que aqui é mi mi mi meu e que 95% dos jogos de PC gamer são Windows, mas pô olhem para nós usuários de Mac e Linux também !!! Gostamos também de Gamer. Não atrapalha em nada a experiência apenas um mi mi mi mesmo.

O teclado é muito bom, porem pode incomodar um pouco quando se trabalha com ele de madrugada, pois como todo teclado mecânico ele faz barulhos ao tocar na tecla e sim incomoda pessoas de sono mais leve.

Manuais em chinês podem atrapalhar um pouco o consumidor

Manuais em chinês podem atrapalhar um pouco o consumidor

O preço sugerido do teclado é R$ 649,99.

Vamos ao último periférico da família que eu recebi, o mouse. O mouse gamer Agon (AGM3050/D) conta com 4.000 DPI de precisão. Um mouse fantástico em termos de qualidade, precisão e ajustes. Assim como o teclado o mouse conta com cabo trançado e porta USB Golden. Em seu design não achei muito diferente de mouse comuns, mas isso terminar ao ligar o mouse onde você consegue ver o acabamento preto e luzes em vermelho e no logo da marca detalhes, o que tornam o design do aparelho um chamariz para os jogadores, a iluminação também varia as tonalidades de cor para personalizar o ambiente de diversas maneiras enquanto os jogos estão rodando.

É importante lembrar que existem formas que usuários podem manusear seus mouses, chamamos de pegadas, as três principais são – Palm Grip onde você praticamente descansa a mão sobre o mouse e as teclas, a pegada Claw onde você apoia somente o pulse e parte dos dedos no mouse e a pegada Fingertip onde somente as pontas dos dedos tocam o mouse. Particularmente sou Palm Grip, e para mim no início foi uma mudança gigante isso porque o mouse gamer Agon (AGM3050/D) pesa 160 g, um pouco pesadinho para quem está acostumado com mouses mais simples, porem depois que você se acostuma fica muito confortável.

O mouse permite definir 4 perfis de sensibilidade, para rapidamente trocar entre eles usando os botões definidos para esse efeito, a borracha que compõe a scroll wheel é confortável e oferece uma aderência tornando o seu uso bastante fácil. No geral os botões estão bastante bem posicionados para  uso seja prático, para quem é canhoto vai sentir um pouco de dificuldade para essas configurações.

Meu mi mi mi do mouse, bom igual ao teclado não veio manual em português e também faltou o software para configurações, meu segundo mi mi mi é que ele poderia ter uma interface para canhoto, isso seria um diferencial uma vez que são poucos mouse que atendem a esse público.

O preço sugerido do mouse é R$ 199,99.

Veredito

Considerações finais eu posso dizer que o monitor é muito bom, muitos vão achar caro mas tenho a dizer que é um valor justo ao que ele oferece. O teclado por sua vez para o meu uso não é imprescindível no meu caso, mas gostei muito de usar, para os jogos um ótimo investimento. Já o mouse demorei um pouco para me acostumar com o peso e hoje diria que é obrigatório.  Aproveito ainda para pedir desculpa aos games por talvez ter sido muito raso em alguns fatores na analise, tem gamer que gosta de ver o produto desmontado e nesse caso não o fiz, foquei mais no meu nível de uso para jogo e produção.

Se eu investiria, bom o monitor eu já estou vendo de juntar um dinheiro os demais acessórios ainda não são meu mercado de uso, quem sabe se eu montar um PC gamer, porque o custo benefício achei bem justo.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta