Android também dominará os “SmartCars” ?

Por -

O mercado dos Smartphones tem tido um desenvolvimento estrondoso nos últimos anos, com constante lançamento de aparelhos novos, mais rápidos e cheio de recursos que nem precisamos ou não sabemos usar. Com a saturação deste mercado, veio uma nova classe de aparelhos, os relógios inteligentes, ou Smartwatches, que já caminham para a terceira geração! Porém, o motivo deste artigo é outro… Um novo mercado está surgindo, que eu chamo de Smartcars, ou carros inteligentes, que está trazendo o poder da computação dos smartphones para dentro dos automóveis.

benz_strong_style_color_b82220_smart_strong_car_radio_multimedia_gps_android_russian_navigation_system_1024_x_600_pixelsUma prova disto é o lançamento do Google Android Auto, uma espécie de versão do Android projetada especialmente para rodar em dispositivos dentro dos veículos. Em outras palavras é como se você tivesse um tablet integrado no painel do seu carro, assumindo obviamente também a central multimídia.

Este tipo de iniciativa é certamente uma estratégia da Google de criar a necessidade, e forçar as companhias a abandonar seus projetos de sistemas operacionais próprios para veículos e investirem na integração do Android.

A Pionner, pioneiramente (sem trocadilhos), já lançou dispositivos que já vem com o Android Auto, e pode ser instalados no seu carro. Mas o negócio irá deslanchar de vez, quando as grandes montadores já liberarem seus carros este tipo de dispositivo integrado de série.

Realmente é emocionante ver como a tecnologia está evoluindo para trazer facilidades para nossa vida, e resolver problemas que nem sabíamos que tinhamos. Mas nem que seja apenas para usar um GPS bem bonito, com acesso aos mapas online, ou para tocar aquela música ou aquele video, ou para ver as fotos dos seus amigos no Instagram enquanto espera aquele semáforo demorado, ou mesmo para ter a previsão do tempo atualizada no seu painel (ufa!) todo mundo vai querer um.

E para terminar, será que a Android Auto irá ganhar do iOS CarPlay da Apple e do Windows Embedded Automotive da Microsoft ?

hero

 

windows-auto

 

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder's Scrolls.

Deixe uma resposta