Android N como será o novo sistema do Google

Por -

Prévia do Android N disponível! Confira as principais novidades

Atualmente alguns aparelhos já estão usando o Android M, ou melhor Android Marshmallow (6.0), outros ainda nem sequer chegaram nessa versão e estão na Android Lolipop (5.X), e em vésperas da Google I/O evento voltado para desenvolvedores que acontece em maio, o Google liberou ontem o Android N (7.0) ?, ou melhor uma prévia da próxima versão do sistema para celulares. A promessa é inclusão de recursos que visam melhorias no sistema para que o usuário possa desfrutar ainda mais do smartphone.

Vale lembrar que o software ainda é um beta, então telas e itens que hoje existem na versão de desenvolvedor podem vir a deixar de existir até a versão final, de qualquer forma, podemos ver recursos como o de multi janelas é real, otimização de bateria e outros recursos, confira um pouco do que vem por ai.

Modo multi-janela

O multi janelas, chamada por hora demulti-window, irá permitir que tanto smartphones e tablets possam trabalhar com telas dividas. Ai você pergunta para que vou usar isso? Que tal assistir a um filme no youtube e escrever um documento, ou ver um mapa e ver orientações de um e-mail.

Multi-janela em celular e tablet com Android N (Foto: Divulgação/Google)

Multi-janela em celular e tablet com Android N (Foto: Divulgação/Google)

O recurso á existía em algumas empresas que tinham feito alguma interface entre o Android e seus aparelhos, porem agora passará a ser nativo.

Respostas rápidas para mensagens

Outra novidade é a nova central de notificações que ganhará atalhos rápidos. Ao receber um texto, o usuário poderá visualizar a mensagem no topo da tela e já aproveitar para mandar uma resposta a partir dali, sem ter que abrir o app. Mais um recurso que já é usado por outras fabricantes.

Android N terá sistema para responder mensagens rapidamente, a partir da notificação (Foto: Divulgação/Google)

Android N terá sistema para responder mensagens rapidamente, a partir da notificação (Foto: Divulgação/Google)

Economia de bateria

Batizado de Doze e que existe desde o Android Marshmallow, esse recurso será melhorado com o objetivo de detectar quando o smartphone não está sendo utilizado pelo seu dono. No Android N, o Doze++ vai entrar em modo de economia de energia a partir do momento em que a tela do smartphone ficar inativa. Com isso imagine o ganho de energia que o usuário irá ganhar quando o smartphone estiver no bolso ou mesmo em uma caminhada na rua.

Economia de internet

Esse é o sonho de todo usuário, para poupar a franquia de dados, o Google implementou o Data Saver (Economizador de Dados). Ele permite ao usuário bloquear funções que ficam rodando em segundo plano, tanto no sistema quanto nos aplicativos. Os próprios internautas deverão definir quais apps podem ou não ter os dados restringidos pela ferramenta quando o plano estiver perto do limite ou data do ciclo.

Essas são as principais, mas é claro que o Google não parou por ai, ele também está trabalhando em recurso de otimização de sistema para donos de celulares com pouca memória RAM, melhores gráficos com a vulkan que irá melhorar entre outros.

Segue um vídeo da galera do 9To5Google mostrando as funções


O programa ainda é beta e muito provavelmente está restrito a alguns aparelhos da linha Nexus, mas pode ser conferido aqui: google.com/android/beta

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta