Android 5.0 Lollipop: 10 coisas que você precisa saber sobre o novo OS da Google – Parte 2

Esta é a parte II do post: Android 5.0 Lollipop: 10 coisas que você precisa saber sobre o novo OS da Google

 

6. Android 5.0 Lollipop facilita adição da imagem do proprietário personalizada

Não sei você, mas aqui no AndroidPIT volta e meia adiciono minha conta privada nos smartphones que testo e sempre me incomodou o fato de ter que ter uma conta no Google+ com a minha foto para que o sistema reconheça como usuário. Desta forma, para ter um review com a minha imagem como usuária do aparelho, acabava adicionando minha conta pessoal do G+. Depois, com o KitKat, a customização deste perfil se dava nos contatos. Porém, alguém pensou na equipe do Android e, finalmente, resolveu facilitar a personalização para os usuários do OS. Assim, com o Lollipop, você poderá escolher a sua imagem do perfil a partir da barra de status, bem como o nome de usuário de forma rápida, prática e fácil!

android-lollipop-conta-usuario

7. Android 5.0 Lollipop tem transições e animações de acordo com o aplicativo usado no momento

Como já sabíamos desde a primeira versão prévia do Android Lollipop para desenvolvedores, o novo OS está cheio de novas animações/efeitos e transições. Infelizmente, é difícil mostrar tais características com imagens estáticas, mas ainda nesta semana vou publicar um vídeo review sobre as novidades disponibilizadas neste update. Contudo, vale dizer que as notificações ativas a a partir da tela de bloqueio e os atalhos deixaram a experiência de uso do Android muito melhor, mais intuitivas e com respostas mais rápidas.

Com relação ao Material Design é preciso dizer que o sistema está bem mais integrado, visto que muitos aplicativos já foram otimizados para a nova diretriz de design do Android. Tivemos algumas mudanças sutis no que diz respeito ao discador, que veio em um azul mais claro e alguns ícones de aplicativos redesenhados, com um visual mais plano.

discador-android-5-0-lollipop
8. Android 5.0 Lollipop oferece escolha de prioridades para volume e notificações

Com o Android 5.0 Lollipop, ao configurar o volume do dispositivo, você também pode escolher rapidamente por perfis de interrupções. Assim, será possível identificar quais chamadas e notificações receber, algo que me lembrou o Assist da Motorola. Para acessar o serviço basta usar os botões de volume e clicar nas opções “Nenhum”, “Prioridade” e “Tudo”. Quando você estiver em “Prioridade”, uma estrela aparece na barra de status identificando tal configuração.

volume-android-lollipop
9. Android 5.0 Lollipop traz uso da bateria otimizado e modo de economia de bateria invasivo

Como dito logo no início deste artigo, este review foi feito em cima da versão prévia do Android 5.0 Lollipop para o Nexus 5, por isso, algumas mudanças e instabilidades do sistema podem ocorrer. Isso ocorreu com relação ao consumo da bateria do aparelho. Como vocês sabem, a versão oficial ainda não está disponível para a linha Nexus, por isso eu fiz o flash da nova imagem de fábrica para o aparelho e, depois de quatro horas, notei que o consumo estava acima do normal.

Entretanto, depois de alguns wipes e de carregar o aparelho a 100%, ao reiniciar o mesmo notei que o consumo de energia está mais baixo e, com um uso médio do Nexus 5, depois das primeiras 24 horas de carregamento, ainda tenho 43% da energia. O que é surpreendente se levarmos em consideração os problemas do aparelho com a energia.

Porém, como nem tudo são flores, apesar do novo OS trazer um modo de economia de energia de forma nativa, ao ativá-lo, as barras de status e navegação ficam laranjas, em conformidade com o Material Design, visto que este app/serviço está em uso. Essa característica me causou estranhamento, pois muda de forma automática as cores da UI do aparelho. Porém, fazendo uma pesquisa, ao que tudo indica essa é a forma do sistema informar o usuário que ele está com o uso de dados limitado.

bateria-android-lollipop
10. Android 5.0 Lollipop vem com um Google Now mais inteligente

O Google Now, o assistente de voz do Android, passou por algumas mudanças de design e funcionalidades. Para começar, agora a barra de pesquisa é fixa, ou seja, fica obrigatoriamente acessível a partir de qualquer tela. Mais que isso, agora a caixa de pesquisa também é o menu de configurações quando usada na tela do Google Now:

De tudo, o que mais me agradou foi o fato de poder usar a hotword “Ok, Google” a partir de qualquer tela, com o sistema em português, com exceção da tela de bloqueio. As respostas para as perguntas estão mais precisas e rápidas, além disso, a pesquisa dentro do sistema – por aplicativos, por exemplo – foi otimizada. Porém, ainda não se compara ao uso da Cortana, um dos assistentes de voz mais inteligentes que já testei.

google-now-android-5-0-lollipop

Veredito preliminar

Bom, essa é uma análise preliminar da nova versão do Android 5.0 Lollipop, com base naquilo que foi liberado pela gigante das buscas até o momento. Estou usando o novo OS no Nexus 5 há pouco mais de 24 horas e minha experiência até o momento tem sido bastante rica. Confesso que a otimização e introdução de recursos é o que mais me agradou até o momento, não gosto muito do desenho plano e colorido introduzido com o Material Design, mas o novo sistema de notificações e atalhos rápidos é muito prático.

Quando a LG apresentou o LG G3 e as novidades da sua mais recente interface de usuário, com linhas flat e cores básicas, não gostei nenhum pouco da experiência com a skin da fabricante por achar tudo muito infantil. Acontece que agora esta também é a postura da desenvolvedora do software, ou seja, da própria Google. Não sei se ainda não consegui entender tal tendência, mas ao que tudo indica, veio para ficar e teremos que nos acostumar com ela. No fim, o Lollipop trouxe as mudanças já tão aguardadas pelos usuários e isso por si só já vale este update!

android_lollies-578-80

E aí, o que você achou das novidades introduzidas com o Android 5.0 Lollipop?

Via AndroidPit