Android 4.3 está chegando! Com ele muitas novidades na Google I/O!

Por -

A próxima versão do Android está chegando, e deverá ser apresentada daqui a 1 semana, no evento da Google, conhecido por Google I/O.

Logotipo da Google I/O 2013

Logotipo da Google I/O 2013

O colunista Ron Amadeo do blog AndroidPolice, fez um levantamento das novidades que devem ser apresentadas pela Gigante das Buscas em sua conferência geral para desenvolvedores, a Google I/O, que acontecerá nos próximos dias 15, 16 e 17 de Maio, em São Francisco, Califórnia. Tentaremos neste artigo prever as próximas mudanças que virão com a próxima versão do Android.

Google Babel – Unificação dos aplicativos de mensagens

google-mensagens

Mensageiro SMS, Mensageiro do Google Plus, Google Talk, Google Voice… estes são os aplicativos que fazem a mesma coisa, cada um a sua maneira. Um novo produto, chamado Google Babel, viria para unificar todos os serviços mensageiros do Android. Não é certo que será um novo aplicativo, ou apenas a unificação do serviço por trás dos aplicativos. Mas já se sabe que o Google está andando nesta direção.

 

Central de Jogos – Google Games

Como já dissemos antes, a Google pode estar desenvolvendo uma nova plataforma para integração dos jogos. É como o serviço do Xbox Live ou o Game Center do iOS. Uma API seria disponibilizada aos desenvolvedores para permitir a padronização e integração de várias funções dentro dos jogos, como suporte para jogos em rede, em turno e em tempo real, chat (batepapo) dentro dos jogos, ranking de pontuação, convites, salas de espera, etc. A identidade do jogador seria atrelada ao seu perfil no Google Plus.

google-games

Provavelmente está a caminho também uma unificação dos serviços que rodam hoje de maneira separada para o desenvolvimento de jogos, no Android, no Chrome, e no Google Plus. Talvez esta nova iniciativa seja nominada como Google Games. Alguns acham que pode estar surgindo uma base  nova para permitir que os desenvolvedores codifiquem o jogo uma única vez e rode sem modificações em todas estas plataformas citadas. Seria uma inovação e tanto!

Eu particularmente acho que está demorando demais para o Google explorar este filão, inclusive como títulos próprios. No ano passado, a Google lançou um jogo de realidade aumentada, conhecido como Google Ingress, disponibilizado somente para o Android.

 

Google Play News

Foi encontrado referências, dentro do código fonte da versão web da loja Play Store, a um tipo de item chamado News. Pode ser que seja um novo serviço de unificação de notícias, para a venda de edições online de jornais, seguindo a linha da venda de conteúdo, o que hoje já acontece com Livros, Música e Filmes. Serviço já é disponível no iOS e o Google estaria apenas correndo atrás da concorrência.

 

Google Wallet Card

google-wallet

Este novo serviço/aplicativo do Google seria a evolução da carteira visual do Google, o Google Wallet, mas ganhando funções de cartão de crédito virtual. A ideia é que você cadastraria seus cartões de crédito reais dentro deste programa e ele  substituiria seus cartões na hora de pagar as contas. Funcionaria em outras plataformas e seria integrado ao NFC, quando disponível, nos dispositivos Android ou Windows Phone.

Quando chegar no Brasil, será muito bom… só de não precisar carregar os vários cartões múltiplos de cada banco que temos conta, já ajudaria muito. Este é um dos tipos de serviço que, na minha opinião, tem a capacidade de gerar impacto na vida das pessoas e trazer mais praticidade para nosso tão corrido dia-a-dia.

Novos Recursos para o Google Maps

Um dos mais bem sucedidos serviços da internet, o Google Maps não para de evoluir, e agora duas grandes novidades estão a caminho. A renderização em 3D das estruturas da cidade, como já acontece no Google Earth, e melhora do sistema de navegação auxiliada no navegador (GPS), agora com informações a respeito das faixas dentro das rodovias e pistas de rolagem. As imagens abaixo são auto-explicativas:

google-maps-3d

 

google-navigator-lanes

 

Muitos Avanços no Google Now

Há um ano atrás, o Google lançava o Google Now, em resposta ao SIRI da Apple, e de lá prá cá, o serviço recebeu melhorias incrementais, mas ainda não conquistou muita gente, principalmente quem não fala inglês.

Uma das promessas, é integrar o serviço ao navegador Chrome, permitindo que o você receba notificações e interaja direto da tela do computador, e depois na tela do celular ou tablet. Assim, você poderia criar, através de comandos de voz, lembretes que seriam depois lembrados na tela do seu celular. Estes lembretes poderiam ser dependentes da localização.

Exemplo: você fala pro seu navegador assim: “Lembrar de sacar dinheiro na hora do almoço, quando estiver perto de um caixa eletrônico”. Então, quando você estiver próximo ao meio dia, em um local onde tenha um caixa eletrônico por perto, o seu celular iria te lembrar de sacar o dinheiro.

Isso parece um pouco futurista, mas sem dúvida é onde o Google quer chegar, e mais da metade do caminho já foi andada. Talvez o que vejamos para muito em breve, seja a disponibilização de centenas de novos cards, generalizando e ampliando a utilização do Google Now, da forma como conhecemos hoje.

 

Motorola

phone-x

Depois de comprar a divisão de celulares da Motorola por alguns bilhões de dólares, e restruturar a empresa no último ano, finalmente veremos o fruto desta aquisição chegar ao mercado. Muitos rumores deverão se confirmar no lançamento do aparelho conhecido como  Phone X, um produto já com a assinatura da Google. Não se sabe se será um novo Nexus, mas aparentemente não. O aparelho viria para concorrer com os tops, os melhores de cada grande fabricante, como o Galaxy S4, o HTC One, o Nokia 920, e o iPhone 5S.

Muito já foi dito sobre isso na blogsfera. Agora é esperar para ver os detalhes reais do produto, que deverá chegar às prateleiras, no início do segundo semestre deste ano.

 

Quickoffice + Google Docs = Google Drive App Melhorado

A Google comprou o Quickoffice em Junho de 2011 e todos esperavam que isso resultasse em novos recursos no Google Docs, o que ainda não aconteceu de verdade. Vimos uma melhora para a visualização de arquivos aqui e ali, mas ainda existe muito para melhorar. Todos esperam um avanço mais significativo no Google Drive, tanto na versão para o Web, e também na versão para celulares.

 

Atualização do Google TV

Um recurso que chegou fazendo barulho, mas acabou meio esquecido, promete receber novidades nesta conferência. Mas não temos pista do que seria. É aguardar para ver, literalmente!

 

Serviço de Streaming de Música

Outro rumor quente, é que o Google finalmente deverá anunciar a sua entrada no mercado de streaming de música por assinatura. Depois de começar a vender músicas pela Play Store (serviço por enquanto não disponível no Brasil), o Google deverá lançar seu serviço por assinatura, que deverá concorrer com o Last.fm, o Spotify, Songza e o Groovershark.

Infelizmente, este é um tipo de serviço, que sempre chega por último no Brasil, já tudo aqui é mais difícil, mais burocrático e mais caro.

 

Novos Hardwares

E como não pode passar em branco, a Google deverá anunciar novos aparelhos, talvez um Nexus 7 atualizado, ou o Nexus 5. Certamente receberemos mais detalhes do Google Glass, que promete deixar muita gente ansiosa no final do ano.

Vamos aguardar.

Conclusão

google-services

 

Vimos que o pessoal da Google teve e tem muito trabalho pela frente, e quem ganha, somos nós, consumidores e usuários de seus produtos e serviços. O dinamismo desta empresa, é um marco na história, e que puxa toda a indústria da tecnologia da informação. Com tantas novidades, fica difícil escolher a preferida. E você ? O que mais espera de novidade para este ano? De qual novidade você gostou? O que você acha que não acontecerá ainda? Comente.

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder’s Scrolls.

Deixe uma resposta