A Apple precisa de um Phablet ?

Por -

A Apple precisa de um phablet ? Uma nova pesquisa do IDC traz um argumento interessante.

Os dispositivos com telas entre 5 e 7 polegadas, conhecidos no mercado com o nome de Phablets (mistura de Phone + Tablet), tiveram vendas (no atacado) superiores as PC portáteis e tablets, isto na região da Ásia e Pacífico (excluindo o Japão), no segundo semestre de 2013, segundo o IDC.

samsung-galaxy-mega-6-3

Os fabricantes entregaram 25.2 milhões de phablets no segundo semestre, comparado com 12.6 milhões de tablets e 12.7 milhões de de PCs portáteis (Notebooks, Netbooks e Ultrabooks). Por pouco, não ultrapassou as duas categorias somadas.

Quer mais? As entregas de phablets neste mercado subiram 100% em comparação ao trimestre anterior, e impressionantes 620% considerando um ano antes, diz a pesquisa.

E quem é o maior fornecedor de Phablets? A sul-coreana Samsung, com aproximadamente 50% do mercado na região pesquisada.

A Samsung recentemente anunciou o Galaxy Mega 6.3 e deve anunciar na IFA 2013, em Berlin, o esperado Galaxy Note 3, nos próximos dias.

A Apple até hoje desprezou este mercado como uma categoria meio indefinida. Quando apareceram, muitos viam como se fossem smartphones exagerados ou um tablets bem pequenos, e não deram muita bola. Mas a categoria agradou e uma legião de fãs se formou e hoje, para muitos, é a evolução natural do smartphone, ou do tablet, dependendo do ponto de vista.

Os phablets provaram que são muito mais do que um nicho de entusiastas e irão conduzir o mercado na região“, diz o IDC.

Vejam o que disse um revisor da CNET no ano passado, quando realizou um Review do Galaxy Note 2, que foi categorizado como smartphone:

“O Note 2 pode atrair estudantes, artistas e profissioanis de negócio, e sim, também aqueles que não querem um tablet, apenas um telefone com tela maior. Eu definitivamente consideraria usar um Note 2 como meu smartphone pessoal”

E os prós e contras do mesmo review:

“A maioria das mulheres com quem eu falei não tiveram problemas em guardar o Note 2 na carteira ou na bolsa, mas questionaram a usabilidade do aparelho e a dificuldade de alcançar os cantos da tela com uma única mão. A maioria dos homens que tentaram o aparelho, as respostas foram meio-a-meio. Alguns acharam que o Note 2 poderia encaixar-se no bolso frontal da calça numa boa, e outros não. Alguns gostaram da pegada do telefone grandão depois de de se acostumarem ao seu tamanho; já outros acharam muito grande, mesmo para quem tem mãos grandes”

Por agora, acho que podemos esperar por algumas atualizações do iPad Mini este ano, e uma versão, que já está sendo comentada, de um iPhone de 6″ com uma grande tela no ano que vem.

Será o suficiente ? Para o mercado da Asia-Pacífico, provavelmente não!

 

Fonte: CNET

ipad-mini-game-small-2

 

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder’s Scrolls.

Deixe uma resposta